Plataforma de educação para jovens médicos é lançada no Brasil
A AstraZeneca lança no Brasil o primeiro HUB de educação continuada para jovens médicos que estão cursando residência ou especialização, ou ainda, que não tenham definido sua área-foco e queiram explorar diversos temas. Voltada para profissionais de todo o Brasil e disponível gratuitamente, a ImpulsiONe AZ, virtual e com imersão 360°, vai cobrir nove especialidades médicas por meio de casos clínicos, materiais de estudo e networking, além de cursos certificados por relevantes instituições médicas de ensino, como o Hospital Israelita Albert Einstein e a Afya. Nos meses subsequentes novas parcerias estão previstas. Para acessar o HUB, é necessário ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
LEIA TAMBÉM: Sucesso tech! Grupo Safeinc anuncia a compra da Softwall Cybersecurity
A fim de tornar a experiência mais imersiva e interativa, o espaço de ensino virtual foi projetado para que os profissionais tenham a experiência de circular em um ambiente virtual dividido por setores como andares de um Hospital-Escola, bibliotecas, auditório e DISC. O Hospital-Escola conta com nove pavimentos e cada andar é dedicado a uma especialidade diferente: Emergência e Terapia Intensiva, Oncologia, Pneumologia, Hematologia, Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia e Reumatologia. Dois novos andares dedicados a temas como Medicina de Precisão e Gestão em saúde, também farão parte do hospital virtual.
O lançamento dos pavimentos por especialidade será faseado. Em maio, estarão disponíveis os andares de Emergência e Terapia Intensiva e Oncologia. Para cada especialidade, os profissionais terão uma área dedicada a estudar e analisar casos clínicos, biblioteca virtual e agenda de eventos da especialidade. No Auditório profissionais poderão participar de eventos virtuais e no DISC ter acesso a informações sobre pesquisas clínicas. A experiência também contará com um sistema de liberação de conteúdo à medida em que os profissionais vão resolvendo casos clínicos.
A diretora médica executiva da AstraZeneca, Karina Fontão, conta que a plataforma é uma oportunidade única para novos médicos que terão a chance de acessar materiais que, muitas vezes, só são possíveis via congressos ou plataformas pagas.
“A dinâmica de aprendizado do ImpulsiONe AZ vai funcionar como um grande hospital-escola, sem restrição geográfica, sendo totalmente online e gratuito. Assim, será possível levar educação científica continuada aos novos médicos de forma a agregar valor à trajetória desses profissionais, além de propiciar acesso igualitário a todos eles. As novas gerações de médicos serão inseridas em um universo de conteúdo de qualidade, interativo e em constante evolução, o que era impensável há algumas décadas. Importante dizer que o conteúdo desenvolvido por parceiros visa a isenção necessária para uma plataforma de educação desenvolvida pela indústria farmacêutica, reforçando a credibilidade e gerando maior confiança entre os usuários de que o tema é relevante, útil e atual. Estamos felizes por lançar mais um projeto com potencial de transformar vidas, tanto desses profissionais de saúde, quanto de seus pacientes, nosso propósito na AstraZeneca”, reforça a diretora.
Atualmente, há uma defasagem entre vagas de Residência Médica e profissionais formados em medicina. Dados apontam um aumento na diferença entre os egressos de cursos de medicina e vagas de Residência Médica, visto que em 2018, a diferença era de 3.866 vagas e em 2021, de 11.770 vagas. Nessas perspectivas, caso não sejam abertas novas vagas para Residência Médica, o número de médicos sem especialização deve aumentar em curto prazo.
A inovação e ineditismo na apresentação e concepção do ImpulsiONe AZ como uma plataforma de educação continuada direcionada exclusivamente a novos médicos, que buscam conhecimento e agregar valor em suas formações, atende uma necessidade atual do mercado e visa a contínua atualização desses profissionais, já que haverá a inclusão de novos conteúdos e alguns cursos com certificados por parcerias na plataforma, prevista para a cada três meses.
O acesso ao ImpulsiONe HUB pode ser feito pelo site. No cadastro, o usuário poderá inserir suas preferências para uma navegação mais personalizada.