SELF SAúDE

Pele cansada após as festas? Confira os cuidados essenciais para recuperá-la

Várias são as causas para acordar com o rosto inchado pela manhã, veja algumas dicas para lidar com o problema

O inchaço facial ao acordar é um fenômeno comum, causado por fatores como a desaceleração do sistema linfático durante o sono, retenção de líquidos e hábitos alimentares. Outros gatilhos incluem consumo de sódio, bebidas alcoólicas, posição de dormir, alterações hormonais, medicamentos e predisposição genética.

Para reduzir esse problema, é possível adotar algumas medidas práticas. Confira algumas dicas essenciais para deixar o rosto renovado após as festividades:

LEIA TAMBÉM: Distúrbios do sono podem acelerar envelhecimento cerebral e aumentar risco de doenças

É necessário mudar alguns hábitos de estilo de vida, acrescentar alguns tipos de cuidados com a pele, mas se o problema não for resolvido, é melhor procurar um médico para investigação hormonal.

Prevenção e ajustes de hábitos

Fique de olho na quantidade de água: beber água é bom para resolver e também para evitar o problema. Certifique-se de consumir pelo menos dois litros por dia – e aumente essa ingestão caso necessário.

Cuidado com o açúcar e o sal extra na dieta: coma menos sal, principalmente antes de dormir. Reduzir a ingestão de alimentos processados e ultraprocessados evita a retenção hídrica e inflamações. A dermatologista Mônica Aribi aconselha que “em vez disso [alimentos ultraprocessados], coma frutas e vegetais frescos, proteínas magras e carboidratos complexos, como grãos inteiros e arroz integral, para evitar o inchaço.” Ela também lembra que “diuréticos naturais – como aipo, pepino, melancia, tomate, aspargos e alho – também podem ajudar a reduzir o inchaço.”

Remover a maquiagem antes de dormir: uma ação que  é essencial para evitar inflamações na pele. Em casos de inchaço persistente, é recomendada a consulta a um médico para avaliação de possíveis causas hormonais.

(Foto: reprodução | Pexels)

Não dê chance ao álcool: ao beber dois ou mais drinks por dia, o dano na pele é enorme. O álcool desidrata e favorece o acúmulo de líquidos, intensificando o inchaço.

No skincare, tente extratos de algas: alguns extratos de algas marinhas atuam como estimulante metabólico, o que ajuda a melhorar a produção de energia celularo. Mas também invista em produtos que tenham ação contra edemas, como aqueles que contam com ativos descongestionantes.

Mude a posição de dormir: deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, por isso favorece o inchaço matinal.

“Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que tem relação com o aparecimento de rugas”, reitera Mônica.

Medidas de redução

Beba mais água e coma mais vegetais: o corpo retém mais água onde pode como resposta aos efeitos desidratantes. “Observar sua dieta, ingerindo mais vegetais, e beber bastante água ao longo do dia são as melhores maneiras de combater as causas do inchaço. Água de coco e chá verde também são opções”, explica a médica. 

Lave o rosto com água fria: assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles vão ajudar na diminuição do edema.

(Foto: reprodução | Pexels)

Use água termal: na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Após lavar o rosto, pela manhã, borrife a água no rosto. A temperatura fria vai refrescar e descongestionar a pele. Além disso, é rica em sais minerais que ajudam com o equilíbrio hídrico da pele, com ação fitodrenante.

Realize uma massagem facial: o inchaço no rosto também pode ser controlado com uma massagem.

“A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente. Essa também é uma excelente forma de autocuidado para relaxar e diminuir o estresse”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Aplique um creme com cafeína na área dos olhos: olhos inchados são uma queixa super comum porque a pele é muito fina, a cafeína contrai os vasos sanguíneos e, consequentemente, diminui o inchaço.

Lembre-se da Vitamina C e protetor: poderoso, o ingrediente deve ser usado para conferir efeito antioxidante. “Internamente, a Vitamina C trabalha para conferir ação tópica antioxidante, com diminuição de enzimas que degradam colágeno, o que é particularmente importante se o motivo do inchaço for a dieta”, diz Mônica. O protetor solar deve ser usado diariamente para evitar danos à pele.

(Foto: reprodução | Pexels)

Não pule os exercícios físicos: a prática regular de atividade física é uma excelente maneira de aliviar e prevenir o inchaço, pois aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Ademais, a contração muscular contribui para a drenagem dos líquidos.

Deixe um comentário