SELF SAúDE

Um pediatra para chamar de seu, por Hospital São Lucas

Como escolher o médico que vai cuidar dos seus filhos? Com a palavra, as médicas Fátima Hamdar, Gabriele L. C. Westphal e Patricia Barbosa Ferrari do HSL

Mais que um médico, um amigo. É assim que você deve se sentir em relação ao pediatra do seu filho. A escolha deste profissional e os aspectos mais importantes do atendimento da criança são abordados a seguir.

Quando devo procurar um pediatra para meu bebê?

A primeira consulta com o pediatra deve ocorrer ainda durante a gravidez com a gestante e o papai. O médico vai conhecer o histórico de patologias de sua família e saber sobre o seu pré-natal. Ele fará também orientações quanto aos cuidados com o bebê e aleitamento materno.

Quais as características de um bom pediatra?

O pediatra deve ter o Título de Especialista em Pediatria (TEP), certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Deve ser paciente, acessível, ter habilidade no trato com a criança e transmitir segurança. A consulta deve abranger um histórico detalhado, um exame físico minucioso e sanar todas as dúvidas da família.

Devo levar meu filho ao pediatra apenas quando estiver doente?

De maneira nenhuma. A criança precisa fazer um acompanhamento com o pediatra chamado de puericultura. Nesta consulta especializada, o médico avalia se o seu filho está saudável, faz orientações para prevenir doenças da infância e da vida adulta e trata possíveis problemas. Esta avaliação deve ser rotineira e não apenas no primeiro ano de vida ou quando a criança fica doente, como fazem alguns pais desavisados.

Com que frequência meu filho precisa ir ao pediatra?

As crianças devem consultar o pediatra já na primeira semana de vida. Depois, as consultas ocorrem mensalmente nos primeiros seis meses de vida, a cada três meses dos seis aos 18 meses, a cada seis meses, a partir de 18 meses até os 4 anos, e anualmente até os 19 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Além das consultas de puericultura, ditas de rotina, a criança também deve ser avaliada sempre que apresentar algum problema.

O que fazer se eu tiver dúvidas ou em caso de emergência?

Entre em contato com o seu pediatra para que receba orientações. O ideal é que ele possa atendê-lo em situações de intercorrências sempre que possível. Em casos de urgência e emergência, leve seu filho imediatamente ao pronto-socorro. Mas, atenção, evite idas desnecessárias ao hospital, preferindo sempre a consulta com seu pediatra de confiança, já que ele é o médico que conhece o seu filho e fará uma melhor avaliação do caso.

Emails das médicas consultadas:

fatima.pediatria@gmail.com

gabrielecardoso@yahoo.com.br

drapatriciaferrari@yahoo.com.br

 

Deixe um comentário