SELF SAúDE

Para ter um 2015 mais zen

Por Yasmin Taketani

O começo do ano é um período de renovação: hora de fechar o ciclo do ano anterior e dar início a uma nova fase. Essa percepção de que um novo ano corresponde a um novo ciclo, segundo o psicólogo Carlos Esteves, explica por que a maioria das pessoas se sente mais relaxados nesta época do ano.

Difícil é preservar a sensação de relaxamento ao longo dos próximos meses, não é? Na verdade, nem tanto. Relaxar é mais simples do que parece e os benefícios são imediatos: a atenção e a concentração melhoram no curto prazo. “É como tomar um banho para refrescar o corpo”, compara o psicólogo.

 

Confira dicas simples da TOP VIEW para aplicar essa prática no seu dia a dia:

Quebre a rotina

Cada pessoa tem os seus gostos e preferências, de maneira que não há uma regra geral para fugir do estresse. Ou melhor: a regra é quebrar a rotina, do jeito que você quiser. “O mais importante nesse processo”, explica Esteves, que é especialista em análise do comportamento, “é encontrar uma atividade com algum grau de prazer, sem compromisso rígido”. Segundo o psicólogo, o dia a dia já implica em rotina e compromisso – quebrar esse padrão já é, por si só, uma forma de relaxar.

Algo que é a sua cara

Fazer uma atividade que lhe dá prazer pode relaxar. Normalmente, coisas como caminhada, meditação, alongamento ou massagem podem ser boas alternativas, mas ler um livro ou mesmo tomar um drink com as amigas também podem ser boas ideias para aliviar a tensão e espantar a preocupação.

Get physical

Exercícios físicos também são um processo de relaxamento da mente, na medida em que deslocam a atenção para o corpo. Invista, por exemplo, no Pilates, que trabalha a respiração, a força e o alongamento.

Respire fundo

Em casa, experimente a respiração abdominal (em oposição à torácica ou superior), concentrando-se no processo de inspiração e expiração profunda pela região do abdômen. “A respiração pela parte de cima do corpo ativa o organismo, enquanto a abdominal relaxa”, aconselha o psicólogo Carlos Esteves.

Yoga com profissionais

Quando o assunto é relaxar, Yoga é uma das primeiras coisas que vem à mente. Profissionais, no entanto, recomendam que somente alunos com experiência pratiquem sozinhos. “Cada corpo é um corpo, e inicialmente ele demanda um olhar do professor, para saber o que precisa”, explica o instrutor de ioga Alex Cabral. Ele afirma que mesmo as posturas mais simples funcionam somente com os detalhes corretos.

Uma técnica universal é deitar com as pernas para cima, apoiadas na parede, por pelo menos cinco minutos – a circulação é relaxada sem esforço.

Risoterapia

Rir também é uma forma de relaxamento, por produzir descontração e desenvoltura, segundo Carlos Esteves. O riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza um grupo de substâncias conhecidas como endorfinas, mais especificamente as betas endorfinas.

O auge de uma boa risada tem um potencial analgésico enorme, semelhante ao da morfina. Para começar a dar gargalhadas vale de tudo: textos cômicos, filmes divertidos ou mesmo relembrar de algo engraçado que você tenha vivido.

Deixe um comentário