O sorriso do futuro começa hoje
Quantas refeições temos ao longo de uma vida? E quantos sorrisos nossos acompanham bons momentos? Sejam qual forem esses números, uma coisa é certa: a saúde e a beleza do nosso sorriso estão presentes o tempo todo.
LEIA TAMBÉM: Como cuidar da pele no frio e no calor?
A boca também passa por diversas transformações, que acompanham as diferentes fases da vida: do surgimento dos primeiros dentes de leite até a dentição definitiva. A higiene adequada começa antes mesmo deles aparecerem, com os cuidados dedicados à gengiva. Os primeiros dentinhos são essenciais no desenvolvimento da fala e da mastigação dos primeiros alimentos.
Ainda na infância e até os primeiros anos da adolescência, acontece a troca dos dentes de leite, com a chegada dos definitivos. Nesse período, a higiene garante que cáries ou outras doenças não prejudiquem as funções dos dentes e da boca. É nesse momento também que os aparelhos ortodônticos geralmente começam a ser usados, garantindo a correção da mordida e melhorando o aspecto estético do sorriso.
Cuidado e diversão podem andar juntos
Quando ainda são muito pequenas, as crianças podem não compreender a importância dos cuidados bucais. Por isso, o primeiro passo para incentivá-las começa com o esclarecimento e a explicação. A imaginação é nossa grande aliada nesse momento: de forma lúdica, as crianças podem se tornar os super-heróis que agem contra as doenças – os “vilões” da história.
Da infância para a vida
Lembra quando ir ao dentista significava ganhar um pirulito ao final da consulta? Essa mesma lógica pode ser aplicada à manutenção dos hábitos saudáveis. E não precisa ser necessariamente um presente: preparar um passeio ou final de semana divertido ou ter mais tempo de brincadeira podem ser bons incentivos e motivações.
O exemplo contagia
Fica muito mais fácil ensinar bons hábitos às crianças quando o exemplo começa pelos pais. Por isso, vale a pena incluir a rotina de higiene bucal na rotina da casa e da família como um todo. A escovação e a limpeza com fio dental podem ser feitas em conjunto com pai, mãe e irmãos mais velhos.
O ortodontista é o melhor amigo
Escolher o profissional e o lugar certo para cuidar dos dentes dos pequenos influencia e muito na experiência que eles terão. Um tratamento completo e profissional garante os cuidados adequados, sem exagero, para cada fase da vida. Na Delatorre Odontologia, contamos com alguns recursos tecnológicos que promovem maior conforto nos tratamentos: a sedação com óxido nitroso, que relaxa e reduz a dor, e a água aquecida, que torna diferentes procedimentos mais confortáveis. Enquanto as crianças e adolescentes fazem seus tratamentos, mães e pais podem tirar todas as suas dúvidas.
Cuidado para toda a vida
Na fase adulta da vida, as cáries, gengivites e periodontites continuam sendo ameaças. Além da limpeza regular, que continua imprescindível para a manutenção dos dentes permanentes, os procedimentos estéticos e restauradores são aplicados para corrigir imperfeições.
Já com o envelhecimento, ocorre a retração da gengiva e a perda óssea, que podem resultar em dentes mais sensíveis e frágeis, além da sua perda. A xerostomia (boca seca) é comum e pode ser causada por medicamentos ou outras condições de saúde.
Em todas as fases da vida, visitas regulares ao dentista são cruciais para a detecção precoce e o tratamento de problemas bucais. Uma dieta balanceada, evitando alimentos ricos em açúcar, e a abstinência do tabaco e do álcool também contribuem para a manutenção da saúde bucal ao longo dos anos.
Passo a passo da higienização infantil
Inicie a higienização com movimentos circulares. Ao ensinar as crianças, é comum dizer a elas para fazerem “movimentos de bolinha” em toda a parte frontal dos dentes.
Depois de repetir esse processo em toda a boca, é hora de cuidar da mordida. Ensine a criança a passar a escova com movimentos para frente e para trás, como se um trenzinho estivesse percorrendo todos os dentes. É importante escovar os dentes incisivos anteriores, tanto superiores quanto inferiores. Essa técnica também é conhecida como “chuvinha” e deve sempre ser feita com a escova na vertical, a fim de escovar a parte palatina dos dentes incisivos.
Para a língua, ensine as crianças a usarem a escova como uma vassourinha, varrendo as sujeiras para fora da boca. Esse passo pode ser realizado tanto com as cerdas da escova quanto com a parte de trás da cabeça da escova.
Da infância para a vida
Escova de dente elétrica philips colgate sonicpro kids
Flossers fio dental infantil com 40 unidades
Play-doh brincando de dentista hasbro
*Matéria originalmente publicada na edição #292 da TOPVIEW