O novo DNA da saúde
“Sua saúde em um só lugar! O tempo das pessoas é valioso demais, por isso, oferecemos comodidade e modernidade em um único local!” É assim que o Dr. João Luiz Garcia de Faria define o Eco Medical Center. O centro, que inaugura no dia 18/04/22, fica ao lado do Hospital IPO, já consagrado em Curitiba, e é o primeiro do país com o conceito de atendimento integrado com mais de 30 especialidades médicas – e quase 20 mil m².
O modelo do Eco é inspirado no conceito norte-americano de grande sucesso MOB (“Medical Office Building”), com objetivo principal de facilitar e centralizar o dia a dia de médicos e pacientes, rompendo com a necessidade do paciente se deslocar pela cidade a fim de se consultar com “cinco médicos” para ter certeza de um diagnóstico. Como o próprio Dr. João diz: “com estrutura, eficiência e eficácia.” Prova disso é que, no empreendimento, entre as mais de 30 especialidades já confirmadas, haverá um andar inteiro voltado para a saúde e ao bem-estar da mulher, além de um estacionamento próprio e um mall com lojas de serviços e alimentação.
Fazendo jus ao nome, o Grupo Eco desenvolveu um ecossistema que une um corpo clínico de altíssimo nível, por meio do atendimento físico e digital, com grandes investimentos em inovação e tecnologia. O Grupo oferece em seu ecossistema a área de ensino e pesquisa, atendimento presencial em clínicas, consultórios e hospitais e, também, por meio de aplicativo próprio, tudo isso para trazer praticidade, agilidade e redução de custos – tanto para os médicos quanto para os pacientes.
Para entender melhor essa revolução que está acontecendo na Medicina de Curitiba, conversei com Patrick Gil, CEO do Grupo Eco, e o Dr. João Luiz Garcia de Faria, presidente do Grupo Eco e sócio do Hospital IPO. Confira nossa conversa na íntegra!
Quais são alguns diferenciais do Eco para os pacientes?
Dr. João: desenvolvemos um sistema para que o paciente não se preocupe com o período que ali estiver. Sem burocracia, com pré-agendamento pelo celular, sala de espera descentralizada e áreas comuns grandes. Vamos ter um café, restaurante, galeria de arte, lojas, banco e até uma incubadora de startups, justamente para o paciente otimizar seu tempo. Não queremos que um espaço de saúde seja um ambiente hostil. A ideia é fazer uma integração das especialidades para o paciente não precisar ficar se deslocando pela cidade. Ele pode tratar o joelho e ter uma consulta dermatológica no mesmo lugar. Não existe mais isso de perder um dia todo de trabalho para ir ao médico.
Quantas áreas de atuação o Eco tem?
Dr. João: ao todo, são 35 áreas de atuação. Nossa ideia é centralizar tudo em um único local de forma moderna e acolhedora. Somos os pioneiros a fazer essa integração no Brasil. E, do ponto de vista terapêutico, temos, além do atendimento clínico e exames, uma academia de reabilitação.
E a questão da prevenção? Como vocês tratam o tema?
Patrick: gostamos de dizer que somos uma one stop health, ou seja, resolvemos a saúde inteira do paciente em um só lugar. Tudo isso também na palma da mão, agendamento e dados clínicos ou exames por meio do celular na plataforma Eco. Focamos muito a prevenção, pensando muito mais em wellness do que em health. Enquanto os hospitais estão, em geral, focados em tratar doenças, nós estamos focados em cuidar das pessoas, para que elas não adoeçam. E se, porventura, isso acontecer, que elas se sintam dentro de casa – em um ambiente acolhedor e à vontade para ir ao médico.
*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.