SELF SAúDE

Na luta contra o câncer de mama

Esporte, educação e saúde são os pilares de projeto social dedicado ao combate ao câncer de mama

Se eu pudesse dar um conselho às mulheres, diria: pratiquem atividades físi-cas. Além do controle do peso, do aumento da disposição, da melhoria do sono e da ampliação da vida social, os esportes têm um efeito inacreditável: podem reduzir a chance de desenvolver câncer de mama em até 25% — de acordo com o artigo “Atividade Física na Prevenção e Sobrevivência ao Câncer: Uma Revisão Sistemática”, de Mc Tierman et al.

A relação entre a prática de atividades físicas e o combate ao câncer de mama é tão relevante que foi o incentivo para a criação do projeto PorMinhasMamas, impulsionado pelo Instituto Ric. Em 2021, a médica cirurgiã oncológica especialista em oncologia mamária Priscila Nunes Morosini percebeu a importância de estimular as mulheres a desenvolver hábitos saudáveis. Em 2022, a iniciativa se transformou em uma Organização Não Governamental (ONG).

“As nossas escolhas estão diretamente relacionadas com a possibilidade de desenvolvimento do câncer no futuro, sendo elas fator de diminuição do risco ou aumento do risco”, revela Priscila, presidente da PorMinhasMamas. Ela destaca que bons hábitos de vida e boas escolhas impactam positivamente na melhora dos sintomas durante o tratamento do câncer de mama. E mais: reduz as chances de reincidência em pacientes já tratadas e diminui os riscos do desenvolvimento de câncer de mama em mulheres que nunca tiveram um diagnóstico onco-lógico.

Atuação

Com mais de 300 profissionais da saúde envolvidos, a PorMinhasMamas atua em diferentes frentes.

Educação: ações para atualização e formação continuada de médicos e profissionais de saúde, com foco na melhoria da conduta e do cuidado com mulheres com câncer de mama.
Esporte: realização de corrida de rua, caminhadas e outras atividades cole-tivas de movimento, a fim de tirar as mulheres do sedentarismo e reduzir o risco do desenvolvimento de doenças graves. Mais de 2 mil mulheres já participaram da ação, liderada pela vice-presidente, Thamyse Dassie.
Social: com a ajuda de parceiros, o projeto consegue alcançar populações vulneráveis. As iniciativas sociais preveem formação continuada para profissionais de saúde, palestras informativas sobre a importância da atenção à saúde e doação de transporte para realização de mamografia de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Comunicação: o podcast Mulheres, Suas Mamas e Suas Histórias conversa com mulheres que estão passando ou passaram por um diagnóstico de câncer de mama. Com foco em pertencimento, o espaço ajuda a quebrar tabus e estigmas sociais sobre o tema.

LEIA TAMBÉM: A importância de lembrar do seu sorriso

Mais informações

A ONG PorMinhasMamas aceita doações e apoio de pessoas físicas e jurídicas. Para impulsionar o projeto, acesse: porminhasmamas.org.

*Matéria originalmente publicada na edição #304 da TOPVIEW.