SELF SAúDE

Muito além dos nutrientes: desvendando a nutrologia

A nutróloga Debora Froehner é a nova embaixadora de saúde da Topview. Conheça um pouco mais sobre a médica e essa especialidade tão ampla e fundamental

Com uma trajetória profissional que buscava uma especialidade que cuidasse do paciente de forma integral, a médica Debora Froehner encontrou na nutrologia uma paixão à primeira vista, amor que há 10 anos só se renova.

A especialidade médica focada na ciência para diagnóstico, prevenção e tratamento da saúde por meio das células e seus nutrientes (ou a falta deles) somou-se ao olhar sensível e preciso da mulher por trás da médica. A partir daí, a visão médica centralizada e integrada, que analisa o paciente como um todo, seguiu baseada em estudos e análises aprofundadas, trazendo resultados consistentes e globais e, ao mesmo tempo, personalizados, o que fez do seu nome uma referência no mercado.

Para tornar o conhecimento sobre essa importante especialidade mais acessível e trazer uma visão mais completa do potencial da nutrologia, assim como seus benefícios, ela chega à TOPVIEW como a nova Embaixadora de Saúde. Conheça um pouco sobre a Dra. Debora Froehner:

Por que você decidiu ser nutróloga?

A busca por uma especialidade médica que tivesse uma visão mais ampla e, ao mesmo tempo, aprofundada sobre a saúde do paciente sempre me fascinou durante a faculdade. A nutrologia nunca foi muito difundida e, ainda hoje, as pessoas têm muitas dúvidas sobre o que ela é efetivamente, embora já exista há bastante tempo. Quando eu a conheci e entendi de fato a sua relevância, foi como se tivesse encontrado algo que sempre procurei. E nela estou há 10 anos, sempre buscando mais conhecimento e aperfeiçoamento, especializando-me em todas as áreas que ela abrange.

Como você se descreve?

Considero-me uma pessoa muito comprometida e perfeccionista em tudo o que eu faço e levo isso comigo em meu dia a dia profissional, no consultório, no hospital, com meus pacientes, colaboradores e colegas de trabalho. Entendo que a pessoa que chega até mim espera e precisa do melhor, pois estamos falando de saúde, de vida, por isso, dedico-me ao extremo e não meço esforços nessa entrega.

Qual é sua identificação profissional, seu DNA?

Diria que a “empatia” e a “acolhida” são as palavras que mais norteiam meu DNA, pois me envolvo bastante com os pacientes. Meu atendimento é o mais humanizado e próximo possível, sem julgamentos. É preciso enxergar um paciente com um olhar 360o, pois, muitas vezes, um transtorno pode ter uma raiz psicológica, que requer um trabalho paralelo, não apenas de nutrientes. Isso tem muito do objetivo a que a especialidade se propõe, de ser global e ao mesmo tempo personalizada.

De que forma a nutrologia pode auxiliar na saúde futura da população?

O conceito de saúde é algo complexo, pois depende de um estado de harmonia entre corpo e mente. Do ponto de vista médico, temos que pensar que muitas das doenças crônicas, por exemplo, surgem por interações entre as células e o meio ambiente. Principalmente pelo aspecto preventivo, pensando no funcionamento do corpo de forma integral, preparando o organismo para a imunidade, a qualidade de vida e a longevidade saudável, eu diria que a nutrologia é uma especialidade vital, que vai muito além do emagrecimento, como as pessoas costumam associar.

Quais são os conteúdos que podemos esperar com a sua chegada como Embaixadora de Saúde na TOPVIEW?

Como a Nutrologia é uma especialidade muito global, ela pode transitar em qualquer assunto, gerando uma importante correlação com quase todas as outras especialidades. Dessa forma, pretendo trazer conteúdos que sejam relevantes e façam a diferença na vida das pessoas, como uma “infusão” de conhecimento, saúde e bem-estar.

Quais são as suas expectativas em relação à embaixada?

Uma vez que existe ainda um certo desconhecimento e uma confusão em torno da real importância e profundidade dessa especialidade, gostaria de oportunizar aos leitores da TOPVIEW uma visão mais ampla do potencial da área e, consequentemente, dos benefícios para a prevenção e o tratamento de diversas doenças, contribuindo, assim, efetivamente para a vida das pessoas.

Os favoritos da dra. Debora 

This is Us

Os segredos da longevidade

(Foto: reprodução)

O médico indiano 

*Coluna originalmente publicada na edição #253 da revista TOPVIEW

Deixe um comentário