SAÚDE: conheça a lipedema, doença crônica que afeta mulheres
Você sabe o que é lipedema? A doença crônica progressiva, confundida com obesidade, é ainda pouco conhecida pela classe médica e pela sociedade. Causada pelo acúmulo de gordura doente em regiões específicas como braços, pernas e quadris, a lipedema afeta milhões de mulheres no Brasil e 10% em todo o mundo.
Junho é o Mês Mundial da Conscientização da Lipedema. Pensando nisso, a ONG Movimento Lipedema lançou a primeira edição da campanha Conheça Lipedema (conhecalipedema.com.br) para divulgar diversas ações gratuitas ao longo deste mês e informação relevante para todas as mulheres com a doença e para aquelas que têm (e ainda não sabem).
Sintomas de lipedema
-
- Dores, peso e hematomas frequentes nos membros
- Perda de peso sem emagrecimento nas pernas ou nos braços
- Nódulos de gordura na coxa ou nos braços e temperatura mais baixa nas extremidades
- Piora do quadro após a puberdade, uso de hormônios, gestação e menopausa
IMPORTANTE: A confirmação do diagnóstico de Lipedema depende de uma avaliação médica. Se você respondeu “sim” para a maior parte destas perguntas, vale a pena investigar.
Curta-metragem Você conhece o lipedema?
O curta-metragem Você conhece o Lipedema?, produzido pela agência KBranding, em parceria com a ONG Movimento Lipedema, com tom educativo e informativo estreou nos cinemas de São Paulo. Com duração de 30 segundos, será exibido até o dia 6 de julho em 37 salas da capital paulista.
O vídeo, que compartilha informação sobre a doença crônica que atinge cerca de 5 milhões de mulheres no Brasil e faz parte da campanha Conheça Lipedema (conhecalipedema.com.br), conta com a participação voluntária das influenciadoras Tatiana Maranhão, jornalista e assessora da Xuxa, e Amanda Djehdian, empresária e ex-BBB, ambas portadoras da doença.