Alexandre Shiomi
Com aparelhos tão tecnológicos em seu consultório que facilmente poderiam estar em filmes de ficção científica, Alexandre Shiomi é um médico vascular que divide sua rotina entre consultas, cirurgias, tecnologia, momentos felizes com seu filho, Kenny, de três anos, e muito estudo. Filho de japoneses que viviam em Mogi das Cruzes (SP), ele sempre sonhou em ser engenheiro quando era criança. Quando chegou a hora de prestar o vestibular, seu pai disse que seria interessante se ele fizesse Medi-
cina, pois não havia nenhum médico na família até então. Como ainda não tinha passado no disputado curso, começou a fazer Odontologia. Acabou participando de trotes de dois cursos, pois, logo depois, foi chamado para cursar Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Não pensou duas vezes e seguiu para o interior do estado para realizar o que viria a ser um sonho seu – e que também era o de seu pai.
Durante o período na universidade, Shiomi buscou manter a tradição nikkei em sua vida, treinando karaokê — hobbie que já rendeu vários prêmios — em um clube de cultura japonesa de Cascavel (PR). Foi nesse momento despretensioso que o médico Claudio Kimura entrou na vida dele e o apresentou à angiologia como uma possível especialidade para ele seguir na área de saúde.
Foi essa busca por conhecimento que fez com que ele “caísse” na cirurgia vascular durante suas rondas no hospital. Shiomi viu por uma pequena janela na porta do centro cirúrgico uma operação sendo realizada e o Dr. Marcos Horikawa, que fazia o procedimento, convidou-o para olhar mais de perto. Depois disso, seus dias de estudante do terceiro ano de Medicina se dividi- ram em cumprir a grade curricular e acompanhar Horikawa nas cirurgias. A partir daí, a medicina vascular tornou-se a escolha para a vida do jovem médico, que rapidamente passou a operar sob supervisão de seu mentor. “Não sei quem era mais louco, eu ou ele”, conta, descontraído, Alexandre.
De lá para cá, os estudos passaram a ser uma prioridade. Shiomi soma duas residências em seu currículo, sendo uma em cirurgia geral e a outra em cirurgia vascular. Buscando excelência no atendimento, o médico realizou um fellowship pela Tokyo Medical University em cirurgia vascular e endovascular. Durante o tempo no Japão, pôde conhecer mais sobre sua cultura ancestral e entender que o seu caminho dentro da medicina também seria passando o seu conhecimento adiante como professor e mentor.
Shiomi é muito “família”. Fica realizado em poder retribuir aos seus pais a confiança que eles tiveram na época de faculdade. Hoje, não mede esforços para deixá-los felizes. Seu filme favorito é o blockbuster Em Busca da Felicidade. Alexandre honra seus pais e planeja o futuro do pequeno Kenny – que, no hospital, conseguiu ver nascer e de quem pôde ficar o tempo todo ao lado enquanto a mãe estava longe. O menino ainda é pequeno, mas o pai faz o que pode para já estabelecer uma ponte com a cultura japonesa. Como em seu filme preferido, ele dá o exemplo de que, se realmente correr atrás, as coisas vão se realizar.
“Como médico, não existe nada mais incrível que acompanhar o nascimento do seu próprio filho. eu esse privilégio.”
Estilo de vida de Alexandre
- Hobby preferido: jogar golfe
- Livro de cabeceira: O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança, de James C. Hunter
- Banda/cantor preferido: three1989
- Filme favorito: Em Busca da Felicidade
- Prato preferido: guioza
- Drink/bebida preferida: vinho.
Serviço
CLÍNICA ANGIOPRIME
Av. Cândido de Abreu, 70 – sala 1.404, Centro Cívico, Curitiba
Tel.: (41) 3092-5157 | 9 9720-7940
*Este conteúdo faz parte do Caderno Especial “Vidas | Médicos” e foi publicado na edição impressa da TOPVIEW #272 – apresentado por Angioprime.