As dietas da moda nunca estiveram tão fora de moda
Quem nunca ouviu falar da dieta de tal local, do Dr. Fulano, do sol, da lua, do alface, do hormônio? A moda no padrão alimentar é algo perigoso, muitas vezes danoso do ponto de vista nutricional, além de prejudicar muitas pessoas que já têm algum comportamento alimentar alterado.
Mais proteína, menos carboidratos, mais gorduras, jejum, água com limão, água com vinagre… as promessas são inúmeras quando o interesse é emagrecer, principalmente se for rápido. As informações são tantas, promessas infundadas e orientações desencontradas, que os pacientes chegam ao consultório nutrológico sentindo-se no meio de um tiroteio alimentar. Então, o que seria o correto?
Conhecer a si mesmo, isso é o certo. Olhar para si e identificar comportamentos prejudiciais, saber seus objetivos e refletir o que poderia ser melhorado. Alteração da composição corporal ou manutenção da saúde, alguma doença ou restrição existente: tudo deve ser considerado quando a alimentação está em questão.
Personalizar seu tratamento é o must have da moda. Por meio de abordagens nutrológicas – análises profundas e individualizadas – podemos traçar um planejamento personalizado e mais eficaz. Somos indivíduos únicos – e essa característica também deve se aplicar ao estilo alimentar. Dieta não significa restrição alimentar, mas sim, o estilo de alimentação de cada um. Se você não gosta de jejum pela manhã, não faça. Descubra o que funciona para o seu organismo por meio de autoconhecimento e ajuda profissional, se julgar necessário.
O emagrecimento não deve ser feito de forma desesperada, sem planejamento sustentável, pois, certamente, o tão famoso efeito sanfona ocorrerá, além de outros possíveis problemas. A busca por saúde deve ser um caminho constante, leve e prazeroso, de autoconhecimento e bem-estar.
O melhor da moda é, antes de tudo, ser leve, no sentido mais amplo da palavra.
Para inspirar a mudança:
O PESO DAS DIETAS
Sophie Deram
NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL
Manoela Figueiredo
ESTE NÃO É MAIS UM LIVRO DE DIETA
Rodrigo Polesso
*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.