Artigo: como usar alimentos termogênicos na sua rotina
Os termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo, o que, consequentemente, auxilia na perda de peso. De acordo com Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements, nutrientes que ajudam na ação termogênica induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias.
Estão nessa lista alimentos, como gengibre, pimenta, cafeína e chá verde, sendo que os dois primeiros apresentam um maior nível de dificuldade para ser digeridos pelo organismo. A cafeína, por sua vez, estimula o gasto de energia no repouso e a noradrenalina, neurotransmissor produtor de calor. Já no chá verde, o efeito é observado com as catequinas, com o aumento na produção de UCP1, uma proteína encontrada na mitocôndria do tecido adiposo.
Apesar de os termogênicos fornecerem grandes benefícios ao influenciar o metabolismo energético, Círico alerta para alguns cuidados. “Os alimentos termogênicos devem ser incluídos ao longo do dia. Já os alimentos e suplementos com poder estimulante, como a cafeína, devem ser consumidos antes do treino”, diz. Além disso, é necessário criar uma dieta totalmente voltada para a redução de peso.
Além de poder consumir os termogênicos por meio de alimentos específicos, é possível encontrá-los na forma de suplementos por meio de cápsulas. A função é a mesma, mas a vantagem, segundo o nutricionista, são as quantidades, que são bem maiores. A cafeína, por exemplo, se ingerida pelo café, precisa ser consumida na quantidade de 3 a 4 xícaras para obter uma porção de de 210mg. Os suplementos, por sua vez, terão 420mg, equivalente a 7 a 8 unidades de xícara de uma só vez.
O melhor alimento termogênico não existe. Existem pessoas que se adaptam com os estimulantes, como a cafeína, e outras apresentam melhor resultado com os ativos de pimenta, por exemplo. “Somente uma avaliação nutricional individualizada será capaz de diagnosticar qual a melhor combinação de elementos termogênicos que deve ser adotada”, conclui Círico.