Mais pessoas estão se tornando veg, é o que registrou um App
Embora não haja um dado oficial de registro do total de adeptos do veganismo no Brasil, o Ibope Media revelou em 2012 que 8% da população se declarou vegetariana. Isso representa mais de 15 milhões de pessoas.
Segundo uma pesquisa feita pelo aplicativo de serviços GetNinjas, nos últimos 12 meses, quase mil pedidos de pessoas buscando especificamente cozinheiros de refeições vegetariana e vegana, ou profissionais de bufê completo para eventos específicos dessa área alimentar.
Lúcia Guimarães, culinarista e tecnóloga em nutrição cadastrada como cozinheira vegetariana e vegana no GetNinjas conta como aperfeiçoou seu serviço. “Percebi que não bastava ir à residência da pessoa e fazer as refeições, eles também precisavam de orientação e suporte. Assim, repasso sempre meu conhecimento sobre substituição de alimentos, preparo das refeições, variedade de receitas e, em alguns casos, até mesmo dou apoio emocional”, comenta.
Há nutrientes essenciais ao organismo humano que são encontrados em menor grau em alimentos de origem vegetal. Porém, outros, como a vitamina B12, possuem fonte exclusiva de origem animal.
Crianças, adolescentes, idosos e atletas também podem seguir esse estilo de alimentação diferente do que muitos pensam. A Associação Norte-Americana de Dietética aponta que, com um bom planejamento, as dietas vegetarianas se tornam apropriadas para qualquer fase da vida, incluindo a gravidez, a lactação, entre outras. Por isso, as informações devem ser cada vez mais disponibilizadas.
O planejamento e preparo das refeições são passos fundamentais para a devida compensação nutricional, sendo complementados pela substituição de alimentos e pela suplementação de vitaminas e aminoácidos.
O acesso à informação e aos profissionais especializados aumenta o interesse de pessoas pela reeducação alimentar, independente da causa ser em defesa aos animais, pela saúde ou pelo meio ambiente.