SELF SAúDE

ALERTA! Laboratório paranaense registra crescimento de 900% na testagem para dengue

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas registra aumento de 900% na testagem para a dengue. Historicamente, março, abril e maio são os meses em que são registrados os maiores números de casos da doença no Paraná.

LEIA TAMBÉM: Prêmio Mais Saúde TOPVIEW: conheça os vencedores!

“Neste ano vimos um aumento expressivo na testagem já no final de janeiro e primeiras semanas de fevereiro”, afirma o diretor técnico Marcos Kozlowski. Nos primeiros quinze dias de fevereiro, o LANAC realizou 2.400 testes para a doença. 

O Informe Semanal da Dengue divulgado no dia 6 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná, além de 93.637 notificações, 21.854 casos em investigação e 38.215 descartados. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 29.075 casos confirmados.

O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas. “Como os sintomas são comuns a outros tipos de doenças, como a covid e o H1N1, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica Kozlowski. Os sintomas da dengue são febre e dor de cabeça ou no corpo, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele.

O exame pode ser feito em qualquer uma das 63 unidades de coleta do laboratório, por coleta de sangue, sem necessidade de agendamento.

Deixe um comentário