Open your eyes: cinco doenças oftalmológicas tratadas por meio de cirurgia
Essencial para a nossa conexão com o mundo, a visão depende de cuidados minuciosos. Os olhos são tão delicados que as cirurgias oftalmológicas se assemelham ao trabalho de joalheiros lapidando pequenas joias. E, quando bem-sucedidos, os procedimentos devolvem aos pacientes autoestima e qualidade de vida.
A cirurgia para evitar o agravamento da catarata – maior causa de cegueira no mundo – é o procedimento eletivo mais realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a cirurgia está à frente de intervenções para tratar casos de hérnia, varizes, vesícula e próstata.
E, embora a correção de olhos com catarata seja a cirurgia oftalmológica mais comum, há outros importantes tratamentos para a região ocular. O diretor do setor de catarata e cirurgia refrativa do Hospital de Olhos do Paraná, Marcelo Vilar, elenca cinco doenças oftalmológicas tratadas por meio de cirurgias. Confira!
5 doenças oftalmológicas tratadas por meio de cirurgia
1. Catarata
Visão embaçada e amarelada, sen- sação de distorção e duplicidade dos objetos, mudança frequente no grau dos óculos e dificuldade de enxergar pequenos objetos estão entre os sin- tomas da catarata. Os pacientes com esse diagnóstico apresentam perda na transparência da lente natural dos olhos, fazendo com que a visão seja prejudicada.
2. Ceratocone
Consiste na redução da espessura da córnea, deixando-a com um formato cônico. A condição causa sensibilidade à luz, visão embaçada, distorcida e em duplicidade e dor e vermelhidão nos olhos. Essa é a doença de córnea mais comum entre os pacientes.
3. Retinopatia Diabética
Os pacientes diagnosticados com diabete devem ter atenção especial à saúde ocular. O descontrole glicêmico pode causar até mesmo a cegueira. No caso da retinopatia diabética, doença ocular mais comum entre os diabéticos, os pacientes podem perceber a visão mais embaçada, manchas escuras e flashes de luz no campo de visão e perda de visão repentina.
4. Glaucoma
O glaucoma se apresenta de forma muito perigosa: silenciosa e irreversível. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indica que 70% dos pacientes com a doença não estão em tratamento no momento. A condição causa danos ao nervo óptico e faz com que pontos cegos sejam percebi- dos no campo de visão. No entanto, quando o paciente os percebe, muitas vezes, já não há solução satisfatória.
5. Erros refrativos
Os sintomas de condições como a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia ou a presbiopia estão entre as queixas mais frequentes nos consultórios oftalmológicos. Respectivamente, eles causam: dificuldades para ver os objetivos distantes, visão turva, dificuldade para enxergar objetivos próximos e sensação de vista cansada.
Fique de olho!
Ao menor sintoma de doença oftalmológica, busque um especialista! Problemas de visão podem causar perda significativa na qualidade de vida, segundo Vilar.
*Conteúdo originalmente publicado na edição #275 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.