Colesterol alto atinge quase metade da população brasileira :O Saiba prevenir!
Ao que tudo indica, os brasileiros precisam ficar mais atentos às suas taxas de colesterol. De acordo com a Sociedade Brasileiro de Cardiologia, cerca de 40% de nós temos índices elevados de mau colesterol no sangue, o LDL. É ele que provoca o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e aumentando – e muito! – os riscos de ataque cardíaco e derrame.
Assim, neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, listamos algumas dicas para que você consiga manter o bom (HDL) e o mau colesterol em equilíbrio. As sugestões são da nutricionista do Bee.O Empório Natural, Aline Quissak:
O que evitar
De acordo com a nutricionista, alguns alimentos e hábitos contribuem para o aumento do nível de colesterol ruim no sangue. Além disso, há entre eles os que agravam de outras formas os riscos para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o que os torna duplamente perigosos.
- alimentos industrializados/processados, como bolachas, fast food, doces que contêm açúcar branco
- sal/sódio em excesso
- sedentarismo
- tabagismo
- álcool em excesso
O que fazer
Aqui o segredo não é tão segredo assim: são os hábitos de vida saudáveis que ajudam a regular os níveis de colesterol – e a evitar diversas doenças. Vale destacar a importância de ir ao médico e realizar exames de sangue periodicamente, para saber exatamente quais as taxas de colesterol no seu sangue.
- tenha uma dieta balanceada
- opte por alimentos que estimulam o HDL, como abacate, cacau (chocolate 70%), amêndoas, nozes, azeite de oliva extra virgem, chia, linhaça, entre outros
- faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente
- realize avaliações médicas e exames periódicos
Leia também: Na ponta do garfo: as dietas mais saudáveis do mundo