FLOR DE OURO! Saiba mais sobre o Crisântemo, a flor nacional do Japão
Se você gosta de conhecer a simbologia e as curiosidades de uma flor, certamente está no post ideal. O crisântemo é uma planta asiática e, apesar de ter tantos significados, ela própria é de muita importância para o Japão, que tem um dia nacional para celebrar a flor no país – um festival sagrado. UAU!!
“Flor de ouro”, é assim chamado pela sua cor original ser amarela. Um amarelo de tom tão vivo que ilumina e transborda alegria por todos os tipos de ambientes. O crisântemo, cultivado na China, passou por diversos lugares e transformações até diversificar suas cores em rosa, roxo, laranja, vermelho e branco.
Entre tantos significados bons atribuídos a essa flor, podemos destacar a felicidade, vida cheia, verdade, simplicidade e tranquilidade. Já dá pra sentir a energia boa e a leveza que os crisântemos levam consigo, né?
De tamanhos e pétalas grandes, a flor de ouro pode se encaixar tão bem em um arranjo floral, quanto em um belo jardim. A união desta com outras flores em um mix cairá em um perfeito contrabalanço de combinações, uma ótima alternativa para decoração.
FLOR SAGRADA?
Como você pode perceber, os japoneses têm uma forte ligação com o crisântemos. Mas… por quê?
Quando essa flor foi trazida da China para o Japão, os japoneses ficam tão impressionados com tamanha beleza que resolveram tornar o crisântemo um símbolo da família real imperial japonesa – e mais tarde, a flor nacional do Japão. Até o trono dos imperadores passou a ser chamado de “Trono de Crisântemo”!
A imagem da flor acabou se transformando em um design: foi parar em peças de roupas, acessórios, capa de passaporte, moedas, artes japonesas, mobiliário… Isso é que é tendência floral!
E se você já ouviu falar no Festival da Felicidade, que é um dos cinco festivais mais sagrados do Japão, saiba que ele marca o dia nacional do crisântemo! Comemorado todos os anos, no nono dia do nono mês, a tradição conta que colocar pétalas de crisântemo em um copo com vinho para trazer prosperidade, longevidade, felicidade e saúde. Vamos tentar?!
Leia mais:
MAGIA OU MEDICINA? Conheça os encantos e a beleza da Begônia