Quartos montessorianos: conheça os benefícios à infância - TOPVIEW

Quartos montessorianos: conheça mais sobre essa tendência que traz benefícios à primeira infância

Tendência quando se trata dos pequenos, os quartos montessorianos têm um impacto nos primeiros anos da vida de uma criança

Compartilhe
quartos montessorianos

Vamos falar da tendência dos quartos montessorianos?

Autonomia. Essa é a palavra central na Filosofia Montessori, criada por Maria Montessori, uma mulher revolucionária, estudiosa, médica e educadora. A filosofia acredita que todos nascemos com um determinado potencial e que os adultos devem ajudar a desenvolvê-lo e não dar soluções prontas.

Segundo Andréia Jareck, pedagoga e Coordenadora Pedagógica da Escola Casa da Árvore, dentro dessa linha, “qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem; nesse sentido, a proposta não é voltada apenas para a educação, mas também para a vida, para o cotidiano”.

A criança precisa ter a possibilidade de brincar, explorar e fazer descobertas. “Na rotina familiar, a filosofia pode e deve ser aplicada: camas baixas na altura do chão, mesas pequenas e estantes ao alcance das crianças são alguns dos itens fundamentais para estimular a autonomia e a liberdade dos pequenos”, complementa Andréia.

Filosofia Montessori: conheça os quartos montessorianos

Por isso, o queridinho dos pais na hora de escolher o quarto das crianças são os quartos montessorianos. Que tal uma cama na altura do chão, na qual a criança possa subir e descer livremente? Os brinquedos não precisam ficar guardados no alto, podem estar todos ao alcance da criança, facilitando e permitindo suas escolhas, assim como podem incentivar os pequenos a mantê-los organizados quando não estão sendo utilizados. Um espelho permite o reconhecimento e pode ser um dos diferenciais mais valiosos para as descobertas que estão apenas iniciando.

Quem está pensando em apostar em quartos montessorianos, pode conferir algumas novidades na Feira Cute Cute, que reunirá expositores diferenciados para mamães, bebês e crianças, de 7 a 10 de novembro, no Buffet Du Batel. Para as idealizadoras do evento, Flávia Polidoro e Tassia Fraguas, a melhor dica para montar um quarto montessoriano é pensar na segurança e liberdade da criança. Feito isso, é só escolher os itens, curtir e aprender com os pequenos. “Um quarto bem pensado deve ter itens que tragam segurança e liberdade ao mesmo tempo. Então, móveis na altura da criança para que ela possa explorar o ambiente são essenciais.

Hoje em dia, as camas no formato casinha são excelentes escolhas e combinam muito bem com pequenas cabanas de tecido que podem estar
no mesmo ambiente. Sacos específicos que podem abrigar e organizar os brinquedos também são uma boa pedida. Bandeirolas de tecido trazem um charme incontestável e alegram as crianças. Evitar móveis com quinas, quadros com vidros que podem ser substituídos por opções de tela ou acrílico também são importantes.

E, por fim, os objetos devem ser fixados à parede preferencialmente com fita dupla face e as tomadas escondidas com protetores específicos” destacam as empresárias. O ingresso para a Feira Cute Cute custa R$ 10,00 ou um item para doação (leite longa vida, leite em pó, fralda descartável, lenço umedecido ou itens de higiene para bebês) – todo o valor e as doações de produtos serão repassados para o Lar Antônia.

Dica da Semana

O Hospital Pequeno Príncipe comemora cem anos de vida e, para comemorar, nos dias 09 e 10 de novembro, acontece o espetáculo Presente para o Futuro: 100 anos de vida.

Com projeção mapeada em frente à fachada histórica do Hospital (Av. Silva Jardim, esquina com a Rua Des. Motta), o espetáculo terá luzes, música e dança
e promete emocionar o público. O evento é gratuito e as apresentações acontecem às 20 horas, com cerca de 45 minutos de duração cada. Por meio de um roteiro poético, o espetáculo irá encenar parte da história do hospital, com a participação de atores, representando o Príncipe e a Raposa, personagens do livro de Saint Exupéry que inspira o nome da instituição, e Dona Ety, presidente voluntária há 53 anos da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro.

Sobre a autora

Eu sou a Danielle Sommer, jornalista, autora de livros infantis e mãe do David, 6 anos, e da Amanda, 4 anos. Aqui vamos conversar um pouquinho sobre esse universo corrido e apaixonante que entramos quando somos promovidos a mães e pais! Ah! O conteúdo é liberado também para avós, tios, dindos e quem mais quiser trocar dicas conosco. Aqui você vai ler roteiros, desabafos e entrevistas. Quer falar comigo? danisommer@gmail.com. Aproveite para curtir no Facebook e no Instagram.

In this article

Join the Conversation