Primeira NBA Store do Sul do Brasil será inaugurada em Curitiba - TOPVIEW

Primeira NBA Store do Sul do Brasil será inaugurada em Curitiba

Liga amplia sua presença no mercado de varejo no país com a oitava loja física, que tem data provisória de abertura para meados de agosto*

Compartilhe

A NBA (National Basketball Association) vai abrir a sua primeira unidade NBA Store no sul do país. A oitava loja física da liga será no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba, e tem data prevista de inauguração de 13 de agosto*¹. No espaço de 135m², os fãs vão encontrar uma enorme variedade de produtos oficiais, licenciados e exclusivos em um ambiente totalmente customizado. O Brasil é, atualmente, o principal mercado de varejo da liga no mundo fora dos Estados Unidos, com sete lojas físicas (Rio de Janeiro-RJ, Niterói-RJ, São Paulo-SP, Santo André-SP, Campinas-SP, Mogi das Cruzes-SP e Ribeirão Preto-SP), o NBA Store Truck (primeira unidade móvel da NBA no mundo) e a LojaNBA.com (e-commerce que está ativo desde 2012).

Vale lembrar que dois brasileiros que atuaram na NBA, Rolando Ferreira, primeiro atleta do país a jogar na liga, e Rafael ‘Bábby’ Araújo, são naturais de Curitiba.

“Curitiba é uma cidade muito importante em nosso plano de expansão, pela posição na região e pela enorme base de fãs da NBA do Paraná. Temos dois ex-jogadores, Rolando e ‘Bábby’, que são de Curitiba, o que cria uma ligação afetiva muito bacana. As lojas físicas são pontos relevantes de conexão com o público, especialmente para oferecer experiências de imersão únicas, que vão muito além dos produtos”, afirmou Sérgio Perrella, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina.

“Estamos monitorando o cenário da pandemia, ansiosos, claro, pela abertura dessa NBA Store, mas a saúde é prioridade em respeito a fãs e funcionários. Temos uma data provisória, mas só vamos abrir quando estivermos seguros para isso”, completa.

O plano de expansão de lojas segue um posicionamento global: o Brasil é considerado pela liga o segundo mercado mais estratégico no mundo (fora dos EUA) e possui, segundo pesquisas recentes do Ibope / Repucom, mais de 31 milhões de fãs no país (aumento de 47% em relação a 2017 segundo o mesmo instituto).

Com uma possível retomada da temporada 2019-2020 da NBA prevista para 30 de julho, com sede única em Orlando (Flórida/EUA), os números da NBA crescem em linhas verticais no campo dos negócios no Brasil. Para atual temporada, estavam previstas cerca de 400 partidas transmitidas ao vivo em português (TV Bandeirantes, ESPN, SporTV e Vivo) – número 20% a mais do que no ano anterior, mas reduzido em razão da pandemia*²) -, depois de um número recorde de mais de 25 milhões de pessoas assistindo às Finais de 2019 pela TV (Band e ESPN).

Entre os parceiros comerciais da liga com atuação no país, marcas como Nike, New Era, Mitchell & Ness, Stance, Spalding, Grendene, Foroni, EA, Nescau, Gatorade, Budweiser, Take 2, Tissot, Beats, BR Motorsport (capacetes) e Panini, entre outras, além dos contratos atuais de parcerias de mídia com Grupo Globo, ESPN, Vivo e TV Bandeirantes.

Atualmente, são mais de 2.500 itens licenciados e oficiais disponíveis no mercado, entre regatas das equipes, vestuário, bolas, bonés, acessórios, linha infantil, etc. Só em 2019, mais de 1 milhão de pessoas visitaram as NBA Stores pelo Brasil.

*¹ data provisória, será confirmada ou postergada seguindo orientações de autoridades
*² em razão da pandemia, a NBA criou o ‘NBA Together’, movimento global que já destinou mais de US$ 80 milhões (cerca de R$ 425 milhões) em doações para entidades e organizações de apoio ao combate ao COVID-19

In this article

Join the Conversation