Prevenção é, antes de tudo, uma visão integral
Vivemos atualmente uma mudança de conceitos na Medicina, em que a prevenção assume um papel tão protagonista ou mais do que a própria doença, e olhar o paciente de forma integral tornou-se imprescindível.
Apesar das incertezas do amanhã, temos a certeza de que prevenir sempre é o melhor caminho. Mas como prevenir sem um olhar integral ao indivíduo?
Da medicina das especialidades fragmentadas, certamente um olhar ao metabolismo por meio dos nutrientes confere à Nutrologia o caráter de especialidade ampla, integral e constantemente preventiva. Ao abordar o paciente na fase investigativa, em que toda a “jornada do nutriente” é detalhada, frequentemente nos deparamos com questões individuais diversificadas, o que torna tanto o tratamento quanto as estratégias de prevenção situações únicas e individualizadas.
Cada um tem sua história, sua rotina de vida, seu perfil emocional, suas limitações físicas, suas questões genéticas, suas peculiaridades metabólicas.
Como médica nutróloga, sempre tive o cuidado de ir além, conhecer meu paciente como ser humano — e não por sua doença —, entender suas necessidades e particularidades.
Muito além da vitamina D, a Nutrologia tem se mostrado uma especialidade única, que aborda tratamento e prevenção de forma paralela, conseguindo imprimir um olhar preventivo a uma especialidade tão ampla.
O olhar integral é o foco da medicina moderna. Mas, sim, claro que precisamos de todas as especialidades, pois nelas é que encontramos os profissionais com conhecimentos mais profundos.
A pergunta que fica é: porque não trazer um olhar ampliado e integrado a outras especialidades? Esse é o futuro que nos espera. Esse é o futuro que eu espero.
Integral+ integrada: a soma perfeita para a saúde feminina
A Clínica NutroCare oferece um olhar completo quando o assunto é o bem-estar da mulher
Nós, mulheres, somos únicas, complexas e cheias de particularidades. Temos inúmeras fases ao longo das nossas vidas e cada uma delas deve ter uma atenção especial. Nosso corpo reflete essas fases, um carrossel de alterações hormonais e metabólicas.
Na infância e adolescência, temos mudanças corporais, hormonais, psicológicas; e essas mudanças se perpetuam de forma constante ao longo dos anos. Para as que desejam ser mães, surgem novos desafios; ou por não conseguirem engravidar ou pelas dificuldades de cuidar de um novo ser. São décadas de dedicação familiar, profissional e pessoal. Nosso grande desafio sempre será manter o autocuidado concomitante a tudo o que esperamos de nós mesmas. E, quando achamos que tudo está em ordem, vem a menopausa para nos dar aquele susto, lembrar que não paramos o
tempo. Nosso corpo muda ao longo dos anos, nossos hormônios mudam, nossa pele muda… um amadurecimento constante que precisa caminhar junto com o amor próprio e a autoestima.
Pensando nisso — e como resultado de mais de 10 anos de experiência em Nutrologia —, a Clínica NutroCare ampliou sua atuação, oferecendo um olhar integral e integrado quando o assunto é saúde feminina.
Uma abordagem diferenciada, em que a Nutrologia se une à Ginecologia, Dermatologia e Nutrição, para oferecer às nossas pacientes uma visão global da mulher nas suas diferentes fases da vida. Abordagem que permite diagnósticos mais profundos e resultados potencializados — sob a ótica cruzada de diferentes especialistas — para o mesmo ser humano.
Uma clínica com ar de casa, para acolher nossas pacientes com carinho e empatia, em “uma infusão de saúde e bem-estar.”
*Matéria originalmente publicada na edição #261 da revista TOPVIEW.