Dois experts em sorriso falam sobre as desejadas lentes de contato para os dentes
Cada vez mais as pessoas buscam alternativas que tragam soluções para questões de beleza e estética, incluindo a dentária. Um sorriso branco e harmonioso, por exemplo, é o desejo de muitas pessoas que estão incomodadas com a cor ou forma e posição dos seus dentes. Uma das alternativas, que está “na moda”, é a utilização das lentes de contato dental. Elas são laminados cerâmicos que revestem a superfície do dente.
Pensando em alertar sobre o uso exagerado deste recurso, os cirurgiões dentistas Cristian Higashi e Alice Miotto, da Clínica Conceito Ki, esclarecem a frequente dúvida: “posso usar lentes de contato para os dentes?”.
Vale dizer que essa técnica é um ótimo recurso para corrigir as imperfeições dentárias. Isso, quando não há uma harmonia entre os dentes, lábios e face dos pacientes. Entretanto, nem sempre os problemas são somente estéticos. E, esta técnica pode, de forma conservadora, corrigir também alguns problemas funcionais envolvidos nos movimentos realizados para a mastigação dos alimentos.
Leia também: Um sorriso perfeito como de uma celebridade, saiba como!
É sempre importante procurar um cirurgião-dentista capacitado. Pois será ele quem irá avaliar as necessidades reais. Através de um exame clínico auxiliado por fotografias de alta resolução, radiografias e a mais recente técnica de diagnóstico: o escaneamento intra-oral do paciente. Com base nos resultados, o mesmo irá selecionar o melhor material e técnica para o caso. Visando sempre aliar a estética com a máxima preservação das estruturas dentárias sadias. Principalmente nos pacientes mais jovens.
“Quando as alterações necessárias forem muito sutis, muitas vezes o tratamento pode ser realizado com um material diferente da cerâmica. Que são as resinas compostas, que podem ser confeccionadas sem nenhum desgaste da estrutura dental. Porém, precisam de maior manutenção do polimento das mesmas ao longo dos anos.”, explica Dr Cristian Higashi.
A vantagem da cerâmica é a durabilidade pela resistência ao desgaste e à alteração de cor. Quando adequadamente confeccionada, é um tratamento estético de longa duração. Ela necessita de controle profilático de rotina de quatro em quatro meses. Podendo assim, ultrapassar uma década de duração em longevidade.
7 tratamentos estéticos de até 30 minutos para fazer no horário do almoço
A técnica das lentes de contato odontológicas foi desenvolvida para ser confeccionada sem nenhum desgaste prévio da estrutura dental, porém, isto é inviável quando os dentes apresentam restaurações antigas, escurecimento resistente ao clareamento ou mal posicionamento severo nas arcadas dentárias. Quando estes fatores estão presentes, outras alternativas de tratamento como os laminados cerâmicos ou coroas totais livres de metal podem ser realizadas. E, seguramente irão proporcionar maior longevidade na estética e função do paciente.
A técnica conta com muitos detalhes técnicos. Eles devem ser criteriosamente respeitados para não ocorrer problemas futuros. Tais como: inflamação gengival, fraturas ou descolamento das restaurações. E, até mesmo, problemas estéticos como a não aprovação por parte do paciente com relação aos resultados obtidos. “Os cuidados dos pacientes após a realização deste tipo de tratamento devem ser a correta higienização diária e o controle profilático de rotina feito pelo cirurgião-dentista.”, diz Alice.
Nunca podemos deixar de lembrar que um belo sorriso é um importante cartão de visitas. Todos gostam de olhar para uma pessoa com um sorriso bonito e natural, porém, a naturalidade é um aspecto que muitas vezes tem sido deixado de lado na hora da confecção das lentes de contato dentais, como uma indústria crescente e desenfreada.