Artigo: por que sentimos mais fome no inverno? A gente descobriu!

Artigo: por que sentimos mais fome no inverno?

O artigo é da nutricionista clínica Laís Gomes, da Aliança Instituto de Oncologia

Compartilhe
Por que sentimos mais fome no inverno

Já se perguntou por que sentimos mais fome no inverno? Ou por que fugimos da dieta durante o inverno? Isso acontece porque baixa temperatura do ambiente e do corpo faz com que passemos a consumir mais alimentos ricos em açúcar e gordura. Durante essa época, o nosso metabolismo passa a produzir mais energia, a fim de manter a temperatura do corpo adequada, por isso, a tendência é comer mais.

O apetite aumenta com o objetivo de elevar a temperatura do nosso corpo, produzindo uma sensação de calor. Há ainda uma relação sentimental com o que consumimos. Por exemplo, os alimentos doces e mais calóricos, tendem a gerar uma sensação de bem-estar ou conforto.

Para fugir dos quilinhos a mais, aconselho fazer sempre escolhas saudáveis, além de praticar atividade física regularmente. No lugar de consumir um copo de chocolate quente, por exemplo, substitua por uma xícara de chá quente. Assim, além de aumentar o calor do corpo, a bebida quente também vai gerar a sensação de conforto. Fornecendo antioxidantes e também evitando o aumento de peso corporal.

Saia de casa!

Segundo o professor de musculação da Bodytech Asa Norte Welbert Lucas, quando aliado com atividade física, o frio também pode ajudar a eliminar as gordurinhas indesejadas. Ele ressalta que durante a estação, para se manter aquecido, o metabolismo acelera e o corpo queima mais calorias.

Seja qual for a atividade escolhida, o importante é conciliar o exercício com uma boa alimentação. “As pessoas precisam procurar um exercício que elas mais se adequem. Não existe uma atividade específica. Escolha aquela que goste mais“, finaliza o educador físico.

In this article

Join the Conversation