Pets x humanos: uma relação essencial para a vida
Não é de hoje que a relação entre humanos e animais de estimação vai muito além de simples companhias. Esses seres, repletos de amor incondicional, são capazes de transformar realidades e proporcionar bem-estar em situações adversas. Alguns estudos mostram que a convivência com animais de estimação pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, estimulando a prática de atividades físicas e contribuindo para a saúde do coração. Além disso, o vínculo com os pets aumenta os níveis de oxitocina, o hormônio do amor, proporcionando uma sensação de felicidade e conexão social.
LEIA TAMBÉM: Alimentação natural traz saúde, sabor e bem-estar para os pets
A professora do curso de Psicologia da PUCPR Samarah Perszel de Freitas explica que a convivência com pets pode influenciar positivamente a saúde mental das pessoas, destacando que essa presença traz benefícios como o aumento da sensação de bem-estar, redução da solidão e até melhorias em quadros de ansiedade e depressão. “A relação afetiva de qualidade com um animal de estimação pode proporcionar uma importante fonte de carinho e aceitação, melhorando a saúde mental de modo geral e também facilitando a comunicação”, afirma.
Além disso, a psicóloga destaca que, com a urbanização e a verticalização das residências no século XX, houve um estreitamento dos laços entre humanos e pets. Esse vínculo afetivo contribui para uma maior sensação de conforto e segurança nos lares, criando o que alguns cientistas chamam de “família multiespécie”. Essa nova configuração familiar melhora as dinâmicas e relações familiares, reforçando a sensação de segurança e bem-estar nos ambientes domésticos. Mas essa relação, que proporciona tantos benefícios, não é somente para quem tem pets em casa: o contato com algum pet, mesmo que não seja seu, também pode ajudar até nos momentos mais difíceis. Um exemplo é o Projeto Amigo Bicho, que leva alegria e esperança aos pacientes que estão em tratamento em dez hospitais de Curitiba, entre eles, o Hospital São Marcelino Champagnat, o Hospital Universitário Cajuru, o Hospital Pequeno Príncipe e o Hospital de Clínicas.
Inspirada por sua própria experiência pessoal e pelo desejo de levar alegria a pessoas que estavam passando por um momento difícil, Letícia Séra Castanho, médica veterinária e idealizadora do Projeto Amigo Bicho, iniciou em 2015 visitas a casas de repouso com cães e gatos. Desde então, o projeto, que começou de forma modesta, já beneficia mais de sete mil pacientes por ano. “A interação dos pacientes com os animais traz uma alegria e uma melhora na interação social impressionante. É como se um simples gesto de carinho transformasse o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e humanizado”, compartilha Letícia.
*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.
*Matéria originalmente publicada na edição #292 da TOPVIEW.