PET CARE: pele e pelagem dos pets precisam de atenção especial no verão
Se você tem um pet, certamente o considera como um membro da família, não é mesmo? Por esse motivo, esses bichinhos acabam participando da rotina de compromissos e viagens de seus donos, independente do lugar de destino. No verão, os hábitos incluem mais passeios ao ar livre, maior exposição ao sol e, até mesmo, banhos de piscina. Entretanto, toda e qualquer dose de diversão exige cuidados extras com a saúde e, principalmente, com a pele e a pelagem dos animais.
Saiba alguns dos cuidados importantes
Ectoparasitas
Geralmente as pulgas e os carrapatos são os principais problemas dos cães e gatos. Mas, no verão, o calor intenso aumenta a incidência de ectoparasitas que podem atingir os animais. Diversos produtos existem no mercado para o controle de pulgas e carrapatos, e eles devem ser escolhidos conforme a facilidade de administração e rotina do animal.
Otites e doenças de pele
Os cães se sentem muito refrescados com banho de piscina, chuva ou mangueira. Entretanto, a facilidade de entrar água no condutos auditivos e causar infecções é muito grande. Evite o contato da água com os ouvidos e seque bem a pelagem do animal para não causar a proliferação de enfermidades fúngicas.
Tosa
Para reduzir os problemas relacionados à umidade, uma dica do médico veterinário e responsável técnico do HiperZoo, Adolfo Sasaki, é manter a tosa mais baixa. Mas cuidado: a tosa não deve ser feita com lâminas muito baixas, pois os pelos também funcionam como protetores térmicos.
Queimaduras
Os pelos ajudam a proteger os animais de queimaduras na pele, no entanto também é recomendado o uso de protetor solar, com fator de proteção solar acima de 50, em focinhos, pontas de orelhas e regiões da pele sem pelo, preferencialmente próprio para animais. Lembre-se de que não devem ser feitos passeios entre 10 e 17 horas sob o risco de causar hipertermia ou queimadura nas patas. Antes de passear, o tutor deve colocar as palmas das mãos no chão para verificar a temperatura.
Picada de insetos
Com o verão, as picadas de insetos tendem a ocorrer com mais frequência, principalmente nas regiões sem pelos e também na face, pois o odor do cerume dos ouvidos atrai os insetos.
Serviço
Consultas veterinárias e serviços de banho e tosa
Quando: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 18h
Local: HiperZoo – Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3051-7777