Pequenas metas, grandes resultados: ajude seu filho a ter responsabilidade para alcançar seus objetivos
Começo de ano combina com metas e novos hábitos. Para os pequenos, esse é o momento de se preparar para a volta às aulas e, junto com os pais, ver o que pode ser melhorado. Na educação dos filhos, é importante mostrar que eles conseguem estabelecer objetivos e alcançá-los – e que tudo bem se frustrar ao longo do caminho.
Até os cinco anos de idade, as crianças ainda não adquiriram a habilidade de pensar em longo prazo, têm pensamentos concretos e conseguem lidar apenas com o que é palpável. Ou seja, traçar metas para o Natal ou o fim de ano não seria o ideal, principalmente quando não compreendem ainda a duração de dias e semanas. A partir do momento em que elas entram no Ensino Fundamental, seu senso de responsabilidade aumenta, as provas escolares passam a existir e a organização e os prazos precisam ser seguidos.
Neste ano, as atividades e os compromissos presenciais devem voltar com tudo, reforçando a necessidade de organização familiar, cooperação, autoconfiança, compromisso e determinação. Se os seus filhos estão na primeira infância (até seis anos), é possível começar a passar para eles objetivos e metas, delegando alguns cuidados pessoais e afazeres domésticos simples, como guardar os próprios brinquedos ou escovar os dentes sozinhos. A partir dos sete anos, as crianças conseguem colaborar em tarefas domésticas mais elaboradas, como auxiliar a montar a mesa de jantar, arrumar a cama e estudar por conta própria. Afinal, se elas quiserem viajar com a família, vão precisar se dedicar nos estudos, a fim de não ficarem de recuperação. Causa e consequência.
São inúmeras as atividades domésticas – e sempre surge a dúvida: “o que será que meu filho pode ajudar a fazer?” Especialistas afirmam que, mesmo em atividades mais complexas, a criança pode aprender pelo exemplo e observação. Afinal, já vimos muitos adultos indo à faculdade e começando uma vida sozinhos Cena do filme Grande menina pequena mulher’. No longa, Ray é uma menina independente que ajuda uma adulta a amadurecer sem saber os cuidados básicos de uma casa.
Por isso, para inserir atividades rotineiras, como lavar a roupa ou a louça, os pais podem trazer a criança para observar e explicar como funciona aquela atividade. Puxe um banco e explique o passo a passo do que está fazendo. Com o tempo, ela vai conseguir realizar aquilo sozinha.
Outro passo importante é inserir a preparação de refeições simples na rotina da criança. Incentivar o consumo de alimentos naturais e que, de fato, exigem um preparo mais elaborado do que apenas abrir e comer é o ideal. Lavar frutas e verduras e preparar o próprio café da manhã são os primeiros passos para uma criança mais independente e determinada.
No quesito escola, se o seu filho ainda está de férias, o momento é ainda mais perfeito para definir objetivos. Isso vale tanto para as metas escolares como para as familiares e pessoais. Caso ele já tenha voltado à sala de aula, ainda dá tempo de estabelecer metas diárias, para os próximos meses ou até para o ano todo – tudo depende da idade.
E o mais importante: sempre tenha um canal aberto de comunicação, pois muitas metas que parecem fáceis para um adulto podem ser um verdadeiro desafio para os pequenos. Cada criança tem as suas capacidades, principalmente se levarmos em consideração a fase da vida e o modo de agir. Por isso, é fundamental instruir metas viáveis, para não gerar frustração. Construir o futuro juntos é sempre o melhor caminho!
3 FILMES PARA ENSINAR SEUS FILHOS SOBRE DETERMINAÇÃO
Mulan
Estrelas além do tempo
King Richard: criando campeãs
*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.