Para além do mês de outubro: evento sobre prevenção, acolhimento e resgate aos direitos de pacientes com câncer - TOPVIEW

Para além do mês de outubro: evento sobre prevenção, acolhimento e resgate aos direitos de pacientes com câncer

Super live, realizada pelo LIDE Mulher Paraná, debaterá sobre os direitos legais de pessoas com câncer

Compartilhe

Prevenção ao câncer de mama é o tema do mês de outubro, mas o assunto vai além dos trinta e um dias. O exame de câncer de mama é essencial para prevenir a doença que acomete mulheres e até 1% dos homens do mundo inteiro. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Para falar sobre prevenção, acolhimento e resgate aos direitos de pacientes com câncer de mama, o LIDE Mulher Paraná fará uma super live na próxima quinta-feira, 29, às 9h00. O evento tem como objetivo abordar como o câncer de mama impacta não só os pacientes, mas a sociedade como um todo. Para debater o assunto, a live conta com a presença de Dr Bruno Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO); a ex-governadora e autora da lei que instituiu o dia da luta contra o câncer de mama no Paraná, Cida Borghetti; a advogada, Dra Mariana Domingues; a médica radiologista, Dra Maria Helena Louveira; e com mediação da membro do Comitê do LIDE Mulher Paraná, Evilym Machado.

Ao falar sobre câncer de mama é fundamental pensar em entender também os direitos de quem enfrenta essa batalha delicada. Muitas mulheres passam por preocupações que vão além da saúde, como a questão financeira e jurídica. Mulheres que estão nesta situação têm direitos especiais previstos na legislação que asseguram benefícios que colaboram no enfrentamento desta jornada. E quando a paciente não consegue reivindicar seus direitos ela pode recorrer formalmente aos órgãos de fiscalização e controle de cada serviço.

A falta de acesso ao sistema de saúde acarreta no impacto na vida de cerca de 50 a 70 mil pacientes que têm câncer e não sabem e quando vão buscar auxílio médico a doença está avançada. “Este cenário demonstra a importância de se falar sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama, a necessidade de saber lidar com a pessoa com câncer com afetividade e os direitos que ela possui” destaca a presidente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett.

A live será aberta ao público, para assistir se inscreva no link.

In this article

Join the Conversation