SELF

Pais: mestres na arte de inspirar

Em homenagem ao dia dos pais, celebrado em 08 de agosto, a TOPVIEW celebra 5 pais inspiradores

“Filha, você quer um misto quente?”, é o que meu pai me pergunta todos os dias pela manhã, durante a primeira refeição do dia. Quando a resposta é sim, ele prepara o sanduíche com um sorriso no rosto. Quando nego o pedido, ele me pergunta se vou ficar sem comer com um ar de preocupação, e insiste na oferta de um jeito que, muitas vezes, me faz ceder. 

Após o café da manhã, ele me deixa no trabalho e vai seguir o dia dele. Quando nos despedimos, eu digo “bom trabalho, até depois” e ele me repete o mesmo. Só nas primeiras horas do dia, já me sinto inspirada pelo meu pai. 

A arte de inspirar tem uma definição simples: é conselho, sugestão ou influência, de acordo com o dicionário. É também “fazer algo por (ou sob) inspiração de alguém”. A figura de um pai pode ser mestre nesse conceito de vários maneiras – e todas elas são importantes. 

O cuidado, o carinho, a determinação -dentro e fora do ambiente familiar-, o companheirismo e a parceria são características e qualidades que fazem cada pai ser único e inspirar de uma maneira particular. Para exemplificar essa diversidade e homenagear os todos os pais pelo dia deles em 08 de agosto, a TOPVIEW fez uma lista com cinco pais famosos que esbanjam inspiração:

Thales Bretas

(Foto: Reprodução/Instagram)

O dermatologista Thales Bretas inspira como pai desde que assumiu o papel. A partir de maio deste ano, quando perdeu o marido, o ator e humorista Paulo Gustavo, para a Covid-19, ele tem se tornado uma figura exemplar. Ele tem criado sozinho os filhos, os gêmeos Gael e Romeu, e esbanjando declarações e registros especiais nas redes sociais. 

Bruno Gagliasso

(Foto: Reprodução/Instagram)

“Pai de 3” é a primeira descrição do ator Bruno Gagliasso no Instagram. A história de Bruno como pai começou no Malawi, país africano onde ele e a esposa adotaram primeiro Titi e, três anos depois, Bless. Em 2020, ele se tornou pai de Zyan. Mostrando momentos de amor e união nas redes sociais, Bruno é um pai inspirador por ter lutado pela adoção dos filhos mais velhos. 

Thammy Miranda

(Foto: Reprodução/Instagram)

No início de 2020, Thammy se tornou pai de Bento, fruto do casamento com Andressa Ferreira, e relembrou: homens trans são pais como todos os outros. Ele compartilha momentos especiais e fofos com o filho nas redes sociais, mostrando que o preconceito não tem vez quando existe amor. 

Barack Obama

(Foto: Reprodução/Instagram)

Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos por oito anos (2009-2017) e até hoje é um dos políticos mais respeitados do mundo. Apesar desse legado, ele tem outro triunfo: ter criado, junto com a esposa Michele Obama, as filhas Malia (23) e Sasha (20), enquanto ocupava um dos cargos mais importantes do mundo e era observado por todos. 

Will Smith

(Foto: Reprodução/Instagram)

Artista e ativista, Will Smith carrega outro título importante: o de pai. Além de inspirar o mundo por meio de papéis emocionantes em filmes icônicos, Smith também influenciou os filhos – os três seguiram os passos do pai rumo à carreira artística. Em uma entrevista ao rapper Jay-Z ao canal estadunidense FoxNews,  o ator conta que também é inspirado pelos filhos a ouvir e compreender as gerações mais novas. 

Perfil de pai

Apesar dos pais citados serem inspiração e seguirem o caminho da paternidade afetiva, essa não é a realidade de muitas famílias. De acordo com o último Censo Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e divulgado em 2013, há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento.

O triste cenário causa reflexão e propõe a torcida: que todos os pais, antes de mais nada, assumam a responsabilidade da paternidade. Depois, que a paternidade afetiva entre em jogo e proporcione momentos tão especiais e inspiradores quanto uma rotina simples e carinhosa pela manhã. 

Deixe um comentário