Mabu Curitiba Business: a história da rede hoteleira - TOPVIEW

O hotel dos presidentes: conheça a história do Mabu Curitiba Business

A rede hoteleira construiu o primeiro hotel cinco estrelas da capital paranaense

365 0
Compartilhe
Mabu Curitiba Business

No coração de Curitiba, em frente à Praça Santos Andrade e entre dois cartões-postais da capital paranaense – o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o icônico Teatro Guaíra – uma família começa a contar sua história no ramo hoteleiro. Era 1941 quando Alberto Abujamra, então estudante de Direito na UFPR, passava diariamente em frente a uma construção antiga em seu trajeto entre a universidade e a pensão em que morava. Empreendedor e visionário desde sempre, ele tinha o sonho de, ali, construir um hotel – o nosso Mabu Curitiba Business.

Trinta anos se passaram entre sonho e realidade. No início da década de 1970, Alberto adquiriu o terreno (já sem a casa original) e, em sociedade com os cunhados, então donos da construtora Irmãos Mauad, iniciou a construção do prédio que viria a se tornar o Mabu Hotel (hoje Mabu Curitiba Business), o primeiro empreendimento da história de sucesso do grupo Mabu Hotéis & Resorts. O nome escolhido nada mais é do que um acrônimo dos sobrenomes Mauad e Abujamra (do casal patriarca da família), além de uma planta de origem egípcia.

Na Rua XV de Novembro, uma das principais artérias de Curitiba, clara tradução do espírito republicano e patrimônio histórico da cidade, o projeto arquitetônico foi conduzido pelo arquiteto e engenheiro civil Mário Alceu Roehrig e deu origem a um prédio de 13 andares, sendo 11 deles dedicados a apartamentos. Com arquitetura em estilo moderno, vãos circulares, espelhos fumês, revestimentos em madeira e decoração arrojada, tudo na melhor inspiração setentista – que até hoje conquista muitos admiradores –, acrílico e décor dourado se uniram a poltronas e carpete lilás naquele que foi o primeiro hotel de luxo da capital. Os móveis levavam a assinatura e o traço único do arquiteto e designer Sergio Rodrigues, um dos maiores nomes mundiais do design do século 20, em uma composição fluída com flores de diferentes espécies.

Sua inauguração aconteceu em 02 de fevereiro de 1973, com 106 apartamentos e quatro suítes de alto luxo. Não demorou e o hotel logo ficou conhecido por receber autoridades e celebridades. Ao logo de mais de duas décadas, foi lembrado por ser o “hotel dos presidentes”, pois era ali que os presidentes da República se hospedavam quando visitavam Curitiba. Além disso, foi considerado uma verdadeira inovação para a época em função de suas suítes temáticas, tais como as suítes nupcial, jovem e presidencial, cada uma com suas particularidades em decoração e estrutura. Isso, aliás, permanece até hoje, com as suítes temáticas árabe, havaiana, indiana e japonesa. Também foi o primeiro hotel do sul do Brasil a instalar luzes nas cabeceiras das camas, quando os interruptores ficavam apenas ao lado das portas.

Os serviços do Mabu Curitiba Business

Os serviços de classe internacional incluíam ambientes ionizados contra a poluição, salão de convenções com secretárias poliglotas, barbearia, salão de beleza, bar, restaurante, coffeeshop, canil, garagem própria, médico residente e música ambiente. A primeira ampliação aconteceu alguns anos mais tarde, em 1982, com a inauguração da torre 5 estrelas. Em 2006 foi feita uma total reestilização de todos os apartamentos e áreas comuns, pelo arquiteto e grande amigo da família, Jayme Bernardo. A revitalização mais atual, de 2019, contempla o SPA Cinco Sentidos, um espaço que representa um refúgio contra o estresse do dia a dia, feito para acolher hóspedes com as melhores terapias de relaxamento.

É bem verdade que, não importa a época, o Mabu Curitiba Bussiness será sempre reconhecido por sua localização central, fácil acesso a pontos turísticos e comerciais, além de infraestrutura completa para negócios e eventos. Ao todo, hoje, são 143 apartamentos categoria superior, sendo seis suítes. O centro de convenções, com área de mil metros quadrados, conta com 11 espaços, entre salas VIP e salas individuais de trabalho 24 horas, que recebem um total de 600 pessoas. A infraestrutura se completa com um business center para executivos, agência de turismo interna para providências de viagens, piano bar, piscina coberta, fitness center e o Espaço Multiuso Jayabujamra, uma área cultural que celebra, a partir de exposições, a arte contemporânea, e que recebe coquetéis e confraternizações.

A gastronomia do Mabu Curitiba Business é uma atração à parte: no Villa Lobos Piano Bar é possível degustar um variado cardápio de cafés, drinks e aperitivos. O Dumont Restaurant oferece a combinação perfeita entre cores, sabores e aromas da gastronomia mediterrânea. Na Brasserie As Quatro Estações, a culinária típica brasileira surge em café da manhã, almoço e jantar, servidos à la carte e, em algumas ocasiões, buffet executivo. Aos sábados, o hotel recebe o público para a tradicional e saborosa Feijoadíssima Mabu.

Há quase oito décadas, um estudante visionário e sonhador começou a preparar as páginas para contar uma história de empreendedorismo de sucesso, que ganhou vida a partir de um único hotel. O empreendimento, de perfil moderno, serviu de cenário para as histórias de infinitos hóspedes e se confundiu com a trajetória de uma Curitiba que, em 1970, estreava uma nova fase – mais voltada à indústria, aos negócios e a um novo desenho urbano, que logo a consagraria como uma das capitais mais inovadoras do mundo. Ao unir negócios e lazer, o então Mabu Hotel foi o primeiro traço da biografia de uma das redes hoteleiras mais prósperas do país, hoje com empreendimentos de diversas categorias – de perfil business a parque aquático.

Leia mais:

MAIS UM ESPAÇO PARA A FELICIDADE DOS HÓSPEDES! Bourbon Cambará Hotel ganha varanda para Happy Hour!

In this article


Join the Conversation