SELF

O DNA empreendedor

Veja 5 famílias de maior sucesso do estado do Paraná, que geração após geração perpetuaram grandes negócios

Quando os negócios antecedem o nascimento, a maior fonte de motivação e conhecimento passa a ser a família. A proximidade com o universo corporativo e o privilégio de lições vindas de exemplos de sucesso e perseverança em casa contribui para a manutenção do espírito empreendedor. Veja cinco famílias de maior sucesso do estado do Paraná, que geração após geração perpetuaram grandes negócios e um DNA empreendedor.

5 famílias que representam o DNA empreendedor

FAMÍLIA MADALOSSO IMPÉRIO DE RESTAURANTES

Familia Madalosso (Foto: divulgação)

Construíram um império de restaurantes, os primeiros capítulos foram construídos por Flora Madalosso. A família é formada por imigrantes italianos, os mais de 20 integrantes da família coordenam o funcionamento de mais de 15 restaurantes. O mais recente aberto esse ano é a pizzaria Madá, de Beto Madalosso. Todos derivam do Velho e Novo Madalosso. Antonio Domingos Madalosso (chamado pela família de Dom Antonio) e Rosa Fadanelli eram filhos de imigrantes italianos da região de Vêneto. “Viemos sem lenço, nem documento. Passávamos necessidade de saúde, higiene, educação”, conta Carlos Madalosso, pai do chef Beto Madalosso e um dos seis filhos que o casal teve.

FAMÍLIA SLAVIEIRO E GRANDES CONQUISTAS

Slavieiro (Foto: divulgação)

Fioravante Slaviero filho de imigrantes italianos, começou os negócios em Irati, no centro-sul paranaense e culminou com o nascimento do Grupo Slavieiro, o grupo atua nas áreas de beneficiamento e comércio de madeira, produção de palitos de fósforo, comércio de cimento, revenda de automóveis, caminhões e máquinas agrícolas e reflorestamento com unidades em Brasília e Paraná. As concessionárias foram incentivadas pela Ford a investir fortemente no atendimento ao consumidor. Por isso, a Slaviero aprimorou seu contato com o público, num trabalho reconhecido pela própria Ford com a atribuição do prêmio Quality Care, concedido às revendas que registram os melhores índices em excelência de serviços.

FAMÍLIA TACLA, REIS DOS SHOPPINGS CENTERS

Jockey Plaza (Foto: divulgação)

Iniciada por Mounif Tacla, um imigrante sírio que chegou no Brasil 30 e fundou a Tecelagem Imperial. Faleceu em 1976, deixando 3 filhos Aníbal com 21, Morvan com 18 e Ricardo com 16 e possuem uma grande história de empreendedorismo em Curitiba. O grupo Tacla é um conglomerado com mais de 70 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: City Center Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama.

FAMÍLIA GEARA E A CAPACIDADE DE MOLDAR O QUE QUER SER

Casa Edith (Foto: divulgação)

Tradicional família ligada ao comércio, descende de um imigrante Libanês, casado com uma imigrante Italiana. Iniciaram comércio em Curitiba onde hoje é a Casa Edith, possuíam uma loja tradicional na cidade. Hoje representada por Gláucio Geara, que começou a trabalhar como office boy e hoje tem um longo histórico de vida empresarial e de atuação como uma das mais influentes lideranças do setor produtivo paranaense.

FAMÍLIA PETRELLI VOZ DO PARANÁ

Grupo RIC (Foto: divulgação).

O patriarca da família é dono de um espírito empreendedor diferenciado. Mário José Gonzaga Petrelli, é responsável por importantes contribuições para a comunicação Brasileira com a criação do Grupo Petrelli, aglomerado de veículos de comunicação criado em 1987. Ocupou cargos importantes no Bradesco e depois no Banco do Brasil, no qual foi diretor de Crédito Geral. Na década de 1970, surgiu a oportunidade de adquirir uma emissora de televisão. A TV Coligada foi a primeira do grupo. O filho, Leonardo Petrelli, ex produtor-executivo da Globo, quem assumiu os negócios e deu a eles a feição do que viria a ser a Rede Independência de Comunicação (RIC).

*Coluna originalmente publicada na edição 231 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário