SELF

O contato que aproxima

Exibir a rotina e os gostos p ara um grupo seleto de seguidores pode ser vantajoso para as marcas e para o próprio influencer

No começo, meu Instagram era uma rede para os amigos. Mostrava os passeios, o dia a dia, meus treinos e os momentos em família. Com o passar do tempo, fui percebendo o interesse de pessoas que eu não conhecia no que eu postava. Foi aí que comecei estudar mais sobre a influência digital. Passei a acompanhar as principais influencers mundiais. Adoro ver o conteúdo diário delas, mas sempre fiquei pensando: “quando vou poder consumir o que ela mostra ou quando farei uma viagem dessa?”

Meio que uma utopia de vida. Até falávamos sobre isso nas rodas de amigas. Fui mostrando meu dia a dia naturalmente até que pessoas próximas ou que eu não conhecia começaram a me perguntar sobre treinos, dieta, maternidade, roupas, acessórios, sapatos, autocuidado e outras preferências de compra. Aí eu percebi a relevância das indicações de uma microinfluencer e como as marcas vêm acreditando em nós. Nenhuma ação de marketing hoje parece completa sem influenciadores digitais.

Vi uma pesquisa em que a Mobile Market, empresa de análise de influenciadores, apresenta dados de engajamento com posts não pagos com indicação de menos de 2% no primeiro trimestre de 2019. Eram 4,5% no mesmo período, em 2016. Sabemos que o engajamento diminui quando os perfis têm milhões de seguidores. O envolvimento nas postagens tende a atingir um pico quando a conta tem entre mil e 10 mil seguidores.

(Foto: Ric Oliveira | Agência Carpo)

Acredito que os seguidores dos influenciadores com impacto menor tendem a confiar mais no perfil que seguem. Naturalmente, esse grupo de seguidores pode estar mais propenso a querer comprar produtos comercializados por alguém que eles acham que conhecem ou que parece mais intimista. Sinto-me próxima dos meus seguidores com uma vida real, do dia a dia. As indicações sempre são supersinceras – de marcas em que acredito e confio e que, preferencialmente, uso. Além disso, fica mais fácil, também, entender a necessidade das demandas locais. Para as empresas, o micro-influenciador tem um custo acessível de investimento, com engajamento e retorno garantidos pela especificidade do público que se quer atingir.

É muito gostosa essa relação próxima que o Instagram gera com cada pessoa. Muitas vezes, uma palavra amiga faz toda a diferença para alguém. A troca diária de informações e experiências e o envolvimento com a região e com os negócios locais é muito gratificante. Formamos uma rede de conexão com amor!

LISTA DE PARCEIROS
BINDI (LOOK) | ALEXANDRE BIRMAN (BOTAS) | CHICK.VOCÊ (ACESSÓRIOS) | FORD FANCAR (CARRO) | PRISMA REVESTIMENTOS (LASTRAS DA ROCCA)
 

*Coluna originalmente publicada na edição #245 da revista TOPVIEW.

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