SELF

Nutrologia e Nutrição

Diferenças que se complementam

Quem nunca fez confusão com as duas profissões, que atire a primeira pedra. Muito comumente confundida com a Nutrição, a Nutrologia vem ganhando cada vez mais adeptos, mas ainda há quem desconheça ou confunda. Mas, afinal, quais são as diferenças e semelhanças?

A Nutrologia é uma área da medicina, ou seja, uma especialidade médica que estuda doenças relacionadas a nutrientes, seu excesso e falta, assim como estratégias de prevenção e controle metabólico de inúmeras doenças, sendo as abordagens fundamentadas na modulação por meio de nutrientes.

Já a Nutrição é uma graduação independente, sendo que ao final do curso formam-se nutricionistas, profissionais que estudam o alimento, seu preparo, porcionamento, fracionamento ao longo do dia e a adequação da alimentação para cada indivíduo baseado nas necessidades de cada um e seus objetivos de tratamento.

Assim, as especialidades se complementam quando pensam no nutriente desde sua origem, manuseio, ingestão, digestão, absorção e uso pelo organismo. Com foco no metabolismo individual, a Nutrologia analisa, prioritariamente, o nutriente. A Nutrição, por sua vez, o alimento. Ambas as profissões têm o objetivo de melhorar a saúde, promover bem-estar e prevenir doenças – além de contribuir no tratamento de inúmeras comorbidades.

No cenário ideal, um paciente que precise emagrecer, por exemplo, terá um acompanhamento combinado entre nutricionista e médico nutrólogo, abrangendo toda a sua jornada desde a escolha e preparo dos alimentos, passando pela elaboração de cardápios personalizados, até suplementos e medicamentos específicos para as suas particularidades metabólicas. 

A saúde por meio do alimento e do nutriente: ambas as profissões se amparam nessas premissas para fornecer o melhor ao indivíduo que a elas recorrem, cada uma sob sua ótica.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário