NOVO CALIBRATE: PUMA entra em nova era com tecnologia de amortecimento criada em parceria com o MIT - TOPVIEW

NOVO CALIBRATE: PUMA entra em nova era com tecnologia de amortecimento criada em parceria com o MIT

A PUMA e o MIT Design Lab trabalharam com uma ampla comunidade de corredores para analisar as especificidades individuais

Compartilhe

PUMA, em colaboração com o departamento de pesquisa patrocinada do MIT Design Lab, criou XETIC, uma tecnologia de amortecimento que iniciará uma nova era. Esta inovação de desempenho ultramoderna proporcionará um excepcional conforto para caminhar e será introduzida pela primeira vez em um tênis para uso nas ruas, chamado Calibrate Runner.

Embora a tecnologia futurística do XEtiC possa parecer, à primeira vista, impressão 3D, ela é feita de espuma e não plástico. XETIC faz menção ao termo “materiais auxéticos”, estruturas que se comportam de uma determinada maneira quando são submetidas a tensões mecânicas como a compressão. Para o XETIC, isso significa que o amortecimento proporciona um extraordinário conforto em todas as ocasiões de uso.

“O departamento de inovação da PUMA se uniu ao MIT Design Lab porque precisávamos de seus recursos de engenharia altamente especializados”, disse Romain Girard, chefe sênior de inovação da PUMA. “O MIT tem possibilidades de simulação virtual, o que nos permitiu ver o comportamento do material e encontrar rapidamente a estrutura ideal para o amortecimento calculado.”

PUMA e o MIT Design Lab trabalharam com uma ampla comunidade de corredores para analisar as especificidades individuais, como pontos de pressão, e então coletaram os dados para desenvolverem uma forma de estrutura que permite um amortecimento progressivo. O resultado foi o formato do número 8 na horizontal, característico do XETIC.

(Foto: divulgação)

Durante o curso do projeto, foram feitos testes qualitativos e quantitativos, além de uma nova simulação de análise de design paramétrico para encontrar o padrão perfeito, que foi denominado ‘Recurvo’.

Com sua tecnologia XETIC visível, o Calibrate Runner tem uma estética futurista única, que atrairá os colecionadores de streetwear mais técnicos, e ainda oferecerá aos atletas acesso a uma nova era de amortecimento.

O novo PUMA Calibrate Runner com tecnologia XETIC está disponível no Brasil a partir de hoje (25/09) por R$ 799,90 com exclusividade no PUMA.com.

 

In this article

Join the Conversation