No Laboratório do Hospital São Lucas, a testagem para o Covid-19 é profissional em todos os momentos - TOPVIEW

No Laboratório do Hospital São Lucas, a testagem para o Covid-19 é profissional em todos os momentos

Conheça alguns tipos de testes laboratoriais

Compartilhe

Existem diversos exames para o Covid-19, cada um deles com sua indicação precisa. Depois de escolhido e realizado o teste, é fundamental uma leitura atenta de seus indicadores, por uma equipe de profissionais qualificados, pois existem muitas variáveis a se levar em conta.

CORONAVÍRUS: alguns tipos de testes laboratoriais

1. Testes que detectam fragmentos de estruturas virais:

O teste de coronavírus RT-PCR é um exame de biologia molecular, capaz de detectar, amplificar e analisar o material genético viral. O objetivo é verificar se o RNA do sars-CoV-2 consta na amostra. Esse exame é apontado como padrão-ouro de diagnóstico. Isto é, o resultado de maior precisão, entre as opções de testes disponíveis.
A amostra para avaliação é, preferencialmente, um raspado de nasofaringe que pode ser combinado a um raspado de orofaringe. Um swab —  cotonete longo e de haste flexível —  é inserido profundamente pelo nariz ou pela boca, para coletar secreções da mucosa mais interna das vias respiratórias. Alguns estudos relatam que a coleta via swab nasal tem sensibilidade quando comparada à de orofaringe.

Pesquisa de antígeno viral (sars-Cov-2)
Ester teste busca detectar a presença do antígeno —  que pode ser um componente viral (nucleoproteínas virais) no material coletado em menos tempo. Para a sua realização também é necessária a coleta de swab nasal e/ou de orofaringe e deve ser realizado a partir do 4o ou 5o dias após o início dos sintomas.

2. Testes que detectam a presença de anticorpos

O teste de anticorpos, como o próprio nome sugere, busca detectar a presença de anticorpos (imunoglobulinas) em uma amostra de sangue. Ou seja, esse exame verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus.
É feita uma análise sorológica, na qual é medida a quantidade de anticorpo no soro —  a parte líquida do sangue. Nesses testes, destacam-se as imunoglobulinas de classe M (Igm) e as imunoglobulinas de classe G (IgG).

Este conteúdo é um PROMOTOP: material publicitário em formato nativo.
A responsabilidade sobre as informações é do escritor e não expressa necessariamente a opinião da TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation