SELF

No berço da educação, a preciosidade da infância

Uma jornada pela Itália, país referência em educação infantil

Uma viagem é sempre uma oportunidade de alçar voos maiores no desenvolvimento pessoal e profissional. E quando levamos na bagagem o reconhecimento de ser quem somos no setor da educação, a aterrissagem é muito mais emocionante. 

LEIA TAMBÉM: A Viúva Clicquot: história conta a vida da “Dama do Vinho”

A coordenadora Tamara J. P. Andrade (Foto: acervo pessoal)

As coordenadoras do Colégio Amplação foram selecionadas para embarcar na experiência especial de imergir na essência da abordagem de Reggio Emilia e San Miniato, na Itália. O objetivo foi observar de perto as práticas que valorizam a cultura da infância e desvendam os segredos que transformam as escolas em verdadeiros oásis de aprendizado e criatividade. 

A oportunidade de conhecer de perto as pedagogias italianas, ouvir as palavras de seus idealizadores e observar como se manifestam na prática das escolas, encheu-nos de um misto de sentimentos: alegria e orgulho, não só por praticarmos há tantos anos essa metodologia, que é reconhecida no mundo inteiro como, também, por saber que essa inspiração foi pioneira em Curitiba, trazida há quase 30 anos, e continua sendo nosso grande diferencial. 

Descobertas

Sob o sol da Toscana, chegamos a San Miniato, cidade natal de Gianni Rodari, um dos maiores nomes da literatura infantil italiana, para essa imersão pedagógica que ficaria para sempre em nossos corações. 

No centro de tudo, a certeza inabalável da importância da infância, de um ambiente acolhedor, estimulante e que valorize seu protagonismo, sua potencialidade e sua incrível capacidade de se desenvolver integralmente. Ao entrarmos na escola, fomos envolvidas por um clima acolhedor e estimulante com os espaços que valorizavam a estética, a organização e a liberdade de exploração das crianças. 

Observamos com admiração as crianças engajadas nos ateliês propostos, utilizando diferentes materiais para investigar o mundo ao seu redor. A autonomia e a curiosidade eram evidentes em cada olhar, em cada movimento, em cada descoberta. 

Segunda parada

Chegando em Reggio Emília, vimos por todos os cantos o respeito pela cultura da infância. As produções das crianças presentes na estação de trem e nas paredes do Centro Internacional, os materiais naturais e a coordenadora Marileide Mantovani. a organização impecável e esteticamente intencional dos espaços revelavam, desde o primeiro instante, o cuidado e a atenção dedicados à educação. 

A coordenadora Marileide Mantovani (Foto: acervo pessoal)

Em cada espaço e ateliê vivenciado, lembramos muito o que cotidianamente presenciamos. A visibilidade das linguagens nos presenteou com uma visão poética e profunda da criança como protagonista de seu próprio aprendizado, em um ambiente propício para o desenvolvimento integral de suas habilidades. 

Visitamos também o Instituto e Museu do Inocente, localizado em Florença, que é um marco histórico e cultural para a infância, fundado em 1445 e é considerado o berço de práticas e teorias que moldaram o cuidado e a educação infantil ao longo dos séculos. As exposições incluem documentos históricos, artefatos e obras de arte que ilustram a evolução das práticas de assistência infantil. 

Fim da jornada 

Para finalizar, um seminário com a Secretaria da Educação. Fomos a um evento especial em que participamos ativamente das discussões e dos debates, compartilhando nossas experiências e conhecimentos, junto com outras diversas experiências e estratégias educativas. 

O encerramento da jornada foi coroado com a certificação da La Bottega di Geppetto, uma renomada instituição de formação e pesquisa na área da educação infantil, conhecida por suas práticas inovadoras e abordagem centrada na criança. 

Os aprendizados dessa imersão comprovam a efetividade de nossa prática educacional e nos inspiram ainda mais a continuar guiados pelo desenvolvimento integral das nossas crianças, em uma educação significativa.

Em tempos de ressignificar o conceito de luxo, a educação de qualidade continua sendo o bem mais valioso. E a preciosidade da infância, uma joia a ser lapidada pelas mais hábeis mãos, mentes e emoções.

*Matéria originalmente publicada na edição #291 da TOPVIEW

*Para ler a edição completa gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.

Deixe um comentário