SELF

Está com medo de voltar ao trabalho presencial? Psicólogo explica

Com a retomada das atividades presenciais, muitas pessoas começaram a sentir medo de sair do isolamento

“Quando a vida voltar ao normal, seguramente nós não seremos mais os mesmos”. Esta frase foi dita pelo professor titular do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e psicoterapeuta, Cloves Amorim, na edição #236 da revista TOPVIEW em junho de 2020.

Hoje, Cloves reforça o que disse há mais de um ano e ainda comenta alguns reflexos que a pandemia do novo coronavírus trouxe à população. Um deles, que tomou uma forma maior agora que as normas de restrições estão afrouxando e a vacinação contra o vírus está avançando, é o retorno do trabalho presencial. 

Depois de um ano e meio adaptados ao home office (que também foi muito difícil no início) a população volta a circular nos ambientes públicos com maior intensidade. Apesar deste ser um desejo de muitos desde o início da pandemia, esta nova adaptação também causa medo. O medo do retorno ao trabalho presencial. 

Para Cloves, há uma série de fatores que podem explicar este sentimento. Para ele, tudo começa com a nova dinâmica do mercado de trabalho. “Nós descobrimos a quantidade de coisas que podem ser feitas de forma remota. No início da pandemia, a vida nos pôs um limite e nós demos um jeito”, afirma. 

Com isso, o trabalhador se tornou mais autônomo na sua rotina de trabalho e, agora, terá que deixar isso para trás, já que passará a ver seus colegas e superiores presencialmente. Para o psicólogo, outro fator que influencia muito nesse medo é a chegada do novo. “Tudo é novo, um novo desconhecido. Isso nos causa um certo grau de ansiedade. Você volta para o mesmo local de trabalho, mas com novas condições”, conta. 

Cloves ainda explica que a casa tem um significado simbólico de proteção e sair de lá significa se expor. “Você não tem certeza de o quanto as pessoas estão se cuidando, se estão vacinadas. Então, eu venho de um contexto de segurança e vou para um ambiente que eu não tenho controle”, diz o psicólogo.

Por fim, ele ainda cita um importante aspecto, o do sentimento de luto. “Muitos de nós vão voltar enlutados. Perdemos pessoas amadas e muitos podem voltar com este luto resolvido ou não, o que também tem muitos reflexos”, finaliza. 

Como saber se estou com medo do trabalho presencial?

Segundo o psicólogo, este medo pode causar alguns sintomas físicos. “Se você começou a ter insônia, alteração de apetite, irritabilidade, anedonia (falta de prazer nas coisas do dia a dia” e despersonalização (tratar as pessoas sem importância) é melhor ficar atendo”, explica. 

E, para ajudar a aliviá-los, Cloves dá dicas como: 

  • Reconciliar-se com o atual momento. “A vida não nos deu escolha. Então, sentir raiva vai apenas envenenar a si mesmo”, explica.  
  • Fazer atividades de meditação ou alguma maneira que esvazie a mente. 
  • Respiração diafragmática, que promove bem estar e diminui a ansiedade. 

Deixe um comentário