Luxo, para você, é: _ _ _ _ _ _
Mas, como grande p arte das palavras, o conceito ganha outros significados e usos no cotidiano. Aqui, convidamos personalidades de diferentes áreas para compartilhar o que a palavra representa p ara elas hoje.
SILVIA BARCIK, DIRETORA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DO INSTITUTO RENAULT
“Luxo dá a impressão de algo que poucos têm, uma ideia de raridade. Hoje, percebo as pessoas sempre dizendo que não têm tempo. Relacionando ao meu trabalho [na Renault], vejo que desenvolvo algo no sentido de que as pessoas ganhem tempo. Como? Uma das coisas que roubam o nosso tempo são os deslocamentos – principalmente para o trabalho. Agora, muita gente está em home office. Se o tempo é um artigo de luxo do século XXI, considerando que é um recurso precioso e não renovável e gastamos muito dele no trânsito, esses projetos de mobilidade sustentável podem nos fazer ganhar mais horas. Alguns exemplos são os carros compartilhados, as bikes e os patinetes. Um estudo mostrou que um carro compartilhado tira da rua de oito a 15 veículos particulares. Com a pandemia, eu ganhei pelo menos duas horas no dia – que era o que eu perdia no trânsito em horário de pico. O que eu posso fazer com essas duas horas? Posso dedicá-las ao que me interessa e valorizo: minha família, um livro…”
DOMINGOS PELLEGRINI, ESCRITOR E JORNALISTA
“Eu tenho – e continuo desenvolvendo desde criança – um grande luxo. Seguindo o exemplo de meus avós e de meus pais, tenho um luxo que, quanto mais você desenvolve, menos você tem: o da simplicidade. Ou, como diria Leonardo Da Vinci: a simplicidade é a maior sofisticação.”
ROSITA BELTRÃO,PROPRIETÁRIA DA ORQUIDARIA ROSITA
“Para mim, luxo é ter saúde e vontade de viver, é sentar na areia da praia de Guaratuba bem cedo para ver o dia amanhecer. É colocar uma orquídea, que cultivo, na minha mesa de cabeceira, em botão, para acordar com ela florida.”
MALU MEYER, GALERISTA E PROPRIETÁRIA DA SOMA GALERIA
“Luxo, como ilustrado no dicionário, é a coisa mais irreal que existe. O luxo real está na forma genuína de se relacionar com as coisas como elas são: simples. Um dos sinônimos no dicionário é ‘magnificência’, a qualidade do que é imponente por sua grandiosidade, s eu esplendor e sua beleza – para mim, é comer comida da horta, colher flores do jardim, respirar ar puro, caminhar na praia…”
SYONARA THOMÉ, SÓCIA-DIRETORA DA CONSTRUTORA GREENWOOD
“Luxo é poder ficar em casa, no seu jardim, ao ar livre. Poder brincar com o cachorro, colher os temperos. É poder mexer na sua horta, cozinhar e conviver mais com a sua família. E, além disso, ainda ter a chance de fazer um home office. No fundo, o luxo são as coisas mais simples que a gente pode vivenciar. As pessoas acham que o luxo está nas coisas materiais, mas é a felicidade.”
*Matéria originalmente publicada na edição #243 da revista TOPVIEW.