SELF

LIDE Mulher lança bazar para alimentar moradores de rua

Usando a plataforma de brechó online TROC, a campanha visa mobilizar mulheres para doação de peças que serão revertidas em alimentos para moradores de rua de Curitiba

Durante a quarentena a constatação de muitas mulheres foi que não precisam do tanto de peças que tem no guarda-roupa. O brasileiro é solidário e também ficou nítido nas últimas semanas que as iniciativas solidárias despertaram e ganharam uma proporção ainda maior, e o LIDE Mulher Paraná, além de todas as ações do LIDE Solidariedade que vem desenvolvendo pelo Brasil resolveu desenvolver uma ação unindo solidariedade,
sustentabilidade e inovação – o Bazar LIDE na Troc.

“Um dos últimos eventos presenciais que tivemos foi uma visita a sede da Troc que é o maior brechó online do Brasil, e fica aqui em Curitiba e é uma referência para o ecossistema de inovação do Paraná. A ideia de usar da plataforma para promover uma ação social, surgiu em um momento onde o isolamento social nos impede de movimentar bazares físicos. E nossa opção foi por uma ação que fosse revertida para aqueles que mais precisam da doação, que são os moradores de rua, pessoas vivem às margens da sociedade e agora mais do que nunca precisam de ajuda”, destaca a presidente da entidade, Heloisa Garrett.

A mecânica da ação será a seguinte: haverá uma mobilização para que as mulheres “limpem” seus guarda-roupas e façam suas doações dentro dos padrões da TROC, as peças seguem para o bazar online e o recurso arrecadado será revertido para o Projeto Luz que atende moradores de rua em Curitiba, servindo jantar nas noites frias da capital paranaense.

Para Luanna Toniolo, CEO e fundadora da TROC, envolver a startup na ação vem de encontro com os valores da marca. “Nós já promovemos alguns bazares voltados a filantropia porque promovendo a solidariedade estamos dando a nossa contribuição para reduzir a desigualdade social que é tão séria em nosso país e só aumenta dia a dia com essa pandemia. A ideia do LIDE vem de encontro com a nossa ideia, estamos juntos”.
O second-hand será a moda do futuro, prova disso são os número da operação da TROC até o momento, são 373,1 milhões de litros de água economizados, 69,1 toneladas de roupas a menos em aterros sanitários, 231 mil pessoas participam do #efeitotroc e 14 milhões de pessoas são impactadas pela moda circular.

A ação não está restrita para as filiadas do LIDE Mulher, é aberta a todas que quiserem contribuir e participar. Basta abrir o guarda roupa, separar as peças e mandar para a sede do LIDE ou para a sede da TROC e fazer o bem.

Madrinhas do bem

Além de contribuir doando suas peças, a ação também está provocando mulheres para serem as “Madrinha do Bem”. Mulheres que além de doar, vão instigar as amigas, a família, sua rede social para contribuir e doar para o bazar. O objetivo é aumentamos o alcance da ação e consequentemente o valor arrecadado.

“O frio chegou, muitas ações filantrópicas também estão com atuação reduzida ou pararam complemente seu trabalho com o isolamento social. Para ajudar quem mais precisa, e precisam mais ainda agora, estamos nos mobilizando para fazer efetivamente o bem. Ajude, participe, somos todos iguais, a grande diferença é que o que é pouco para alguns agora é muito para outros.”, destaca a presidente do LIDE Paraná Heloisa Garrett.

Deixe um comentário