Invisalign produz aparelhos invisíveis para tratamento dentário

Invisalign produz aparelhos invisíveis para tratamento dentário

A técnica Invisalign utiliza tecnologia 3D para a moldagem ideal no tratamento ortodôntico

303 0
Compartilhe
Invisalign

A busca por um sorriso lindo e uma boa saúde bucal não precisa ser feita, necessariamente, com um período de “dentes metálicos”, ou de porcelana. Os tradicionais aparelhos com bráquetes (ou ferrinhos) estão dando lugar a uma tecnologia invisalign que produz um aparelho invisível, mais confortável, com tempo de tratamento menor e, por isso, com bom custo-benefício.

A técnica do Invisalign utiliza tecnologia 3D para a moldagem e um programa de computação gráfica, chamado ClinCheck. O programa digitaliza a imagem da boca, como um scan, e reproduz o molde da boca para a fabricação da placa ideal para cada paciente.

Essas placas personalizadas são substituídas a cada sete ou 14 dias. Assim, o tratamento tem, em média, 14 meses. Ou seja, a metade do tempo do sistema tradicional.

O aparelho invisível pode ser usado dia e noite, sendo retirado apenas para alimentação e a higiene dental; sem o inconveniente de ter pedaços de fibras dos alimentos grudados no aparelho.

Apesar de estar no mercado brasileiro há mais de 15 anos, o Invisalign era considerado o “tratamento das estrelas”. Afinal, é mais usual entre pessoas que trabalham com sua imagem, como artistas, celebridades e comunicadores.

O motivo era não só o valor, como também o fato de no início ser aplicado somente no eixo Rio-São Paulo. Há nove anos, no entanto, o ortodontista Laydir de la Torre trouxe a técnica para Curitiba. Desde então vem ministrando palestras para divulgar o sistema do Invisalign.

“Precisamos desmistificar muita coisa a respeito deste método. Um mito é que só dá resultado para casos mais simples, o que não é verdade. Pode ser utilizado para casos complexos, pois o importante é ter um profissional com experiência no método”, explica de la Torre.

Tratamento Acessível

Mais de 7 milhões de pessoas pelo mundo já optaram pelo sistema Invisalign. Nos Estados Unidos, a técnica existe desde 1997 e veio para o Brasil em 2002.

De dois anos para cá, porém, quando a empresa Invisalign percebeu o potencial do mercado brasileiro e estruturou sua operação no país, o tratamento tornou-se mais acessível. “Se o paciente utiliza conforme recomendado, o resultado é eficiente. Dessa forma, com o custo similar ao aparelho tradicional, hoje é uma questão de opção do paciente”, conta o ortodontista.

A vantagem mais citada pelos pacientes é o fato de ele ser imperceptível, por ser transparente, garantindo aquele belo sorriso nas redes sociais, além de a pessoa estar livre para comer o que quiser, sem se preocupar se a bráquete vai quebrar.

Dr. Laydir de la torre CRO 11441
delatorre.odo.br

*Matéria originalmente publicada na edição 229 da revista TOPVIEW

In this article

Join the Conversation