Hora de fortalecer a imunidade: confira as dicas! - TOPVIEW

Hora de fortalecer a imunidade: confira as dicas de especialistas!

Bons hábitos alimentares, exercícios e até aromaterapia são práticas indicadas

Compartilhe
imunidade

Vivemos dias em que o mundo inteiro está preocupado com a pandemia do coronavírus, que se originou na China e hoje é uma questão de saúde pública em todo o mundo com o aumento diário do registro de casos, inclusive no Brasil. Como ainda não existem medicamentos ou vacinas contra isso, a busca por medidas preventivas e maneiras de evitar o contágio tem sido cada vez maior por parte da população.

Diante deste cenário de emergência global, estar com o sistema imunológico fortalecido é imprescindível, bem como manter a boa alimentação e hábitos saudáveis. 

“O nosso sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até mesmo certos parasitas. Por isso, é importante cuidar da alimentação, pois as deficiências nutricionais e uma rotina de hábitos não saudáveis podem diminuir a capacidade do nosso sistema imune de reagir e nos proteger”, relata o nutricionista Leone Gonçalves.

De acordo com o especialista, as melhores medidas que podem ser tomadas agora estão relacionadas a “manter a higiene corporal e a limpeza dos objetos em dia, lavar as mãos com sabão ou fazer uso do álcool gel, manter uma boa ingestão de proteínas, dormir bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fazer dietas restritivas, manter a hidratação bebendo bastante líquido, evitar aglomerações, compartilhamento de objetos pessoas e contato físico.”

ATENÇÃO!

Há muitas pessoas que se aproveitam do momento para conseguir lucrar com produtos e “fórmulas milagrosas” para a imunidade. Leone Gonçalves alerta que é errado pensar que ingerir suplementos alimentares, vitaminas sintetizadas ou até mesmo grande quantidade de frutas cítricas vão solucionar o problema do dia para a noite.

” É preciso ter a consciência que pessoas que têm a imunidade alta são aquelas que tem uma constância em bons hábitos alimentares, que mantém boa higiene, uma rotina com quantidade adequada de horas de sono, que se mantém ativas praticando exercícios físicos regularmente e sem exageros. Cuidado com falsas prometas de alimentos e medicamentos milagrosos, são inverdades.”

Além disso, a aromaterapia também tem sido uma prática adotada para o fortalecimento da imunidade. Isso acontece pois, vinda da medicina natural, cada planta possui uma força vital que contribui para o aumento da defesa do organismo. 

Segundo a aromaterapeuta Janice Zanatta, ela “é uma prática em que a qualidade define os resultados. Quando aliada a disseminação da informação responsável e consciente, dispomos de abordagens orientadas e formas de aplicação que vão refletir no fortalecimento do nosso sistema imunológico e consequentemente no bem-estar e qualidade de vida”, declara a profissional.”

In this article

Join the Conversation