Guia de sobrevivência para festas de final de ano
Final de ano é uma verdadeira maratona para quem quer chegar em janeiro e desfilar na beira da praia ou da piscina sem culpa. Primeiro, há o desafio de desenvolver estratégias e não perder o foco em todas as inúmeras confraternizações marcadas para o período, do amigo-secreto da empresa à festa da turma, uma vez que tudo envolve comida, bebida e, claro, incontáveis calorias. Para quem começa a sofrer antecipadamente só de pensar em como enfrentar todas essas situações e se reportar à balança, a psicóloga Priscilla de Castro Campos Leitner, diretora técnica do Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba (IPCAC), lembra que essas festividades são muito importantes e não é saudável evitá-las em função de uma dieta. O recomendado, destaca Priscilla, é sempre buscar o equilíbrio durante as festas. Ela orienta a ficar atento às emoções, para não transferir para a comida questões internas, como ansiedade, estresse e outros sentimentos. “Nesses eventos, é importante focar nas pessoas e evitar fazer da comida ou da bebida o centro da festividade”, explica. Priscilla lembra que, no momento da ceia ou de qualquer outro evento de final de ano, o importante é fazer escolhas das
quais você não vá se arrepender no dia seguinte. “Há pessoas que vivem de dieta e comer desenfreadamente vai trazer uma sensação de culpa”, pondera a psicóloga. “Mais tarde, isso pode desencadear algum desequilíbrio ou até mesmo algum transtorno alimentar.” A nutricionista clínica Jennifer Partika, do Hospital Santa Cruz, complementa que, nessas datas, o importante é buscar manter a rotina alimentar, fazendo refeições regularmente a cada três horas, justamente para evitar exageros. “As pessoas mudam a rotina e acabam indo para a festa com muito mais fome”, comenta.
Para não perder a linha
A nutricionista clínica Jennifer Partika, do Hospital Santa Cruz, dá dicas para não perder a linha nas festas de final de ano.
- Para cada copo de bebida alcoólica, tome um copo de água. As bebidas alcoólicas têm calorias vazias, ou seja, sem nenhum valor nutricional. Ao consumir a bebida com a água, você acaba “enganando” o organismo e bebendo menos.
- Se estiver preparando a ceia, evite beliscar. Durante o preparo da comida, só prove o que for necessário para testar os temperos. Deixe para comer na hora certa.
- Evite misturar carboidratos, como arroz, maionese e farofa. Escolha apenas um.
- Cuidado para não exagerar nas frutas secas. Por causa do tamanho menor, a tendência é comer mais. Prefira sempre as frutas in natura.
- Na hora da sobremesa, não sinta culpa, mas prefira as que têm menos calorias, geralmente com frutas. Evite aquelas com chantilly e creme de leite, que são mais calóricas.
- O momento de preparar seu prato, inclua saladas e frutas. Elas contêm fibras, que ajudam a promover a saciedade, e poucas calorias.
*Matéria originalmente publicada por Danielle Blaskievicz na edição 206 da revista TOPVIEW.