SELF

Corrida de rua é para todo mundo? Saiba se você está apto para o esporte

Saiba se você está apto para o esporte

Para correr, basta vestir um tênis e sair correndo? Quem nunca ouviu essa frase por aí? Exercícios físicos como a corrida de rua, que aparentemente não exigem tantos materiais para praticar, costumam parecer mais simples do que realmente são. De acordo com o instrutor de corrida da Bodytech Crystal, Gabriel Teixeira, é aí que mora o perigo. “Quando generalizamos algum termo na educação física, as pessoas podem interpretar mal e realizar a atividade de forma errada”.

A corrida, segundo ele, quando praticada esporadicamente ou sem acompanhamento, pode trazer contraturas musculares, inflamações em tendões e ossos, desconfortos na região da coluna, e até síndromes cardíacas. Por isso, antes de começar a prática de qualquer exercício físico, é necessário respeitar a individualidade biológica de cada pessoa, e analisar se aquele aluno já teve lesões ou restrições que possam impedi-lo de correr.

“Depois de encontrar um bom profissional e fazer a avaliação física, é necessário começar com calma! Respeitar os seus limites e as indicações profissionais vão trazer mais qualidade e melhor rendimento, sem que esse projeto de vida precise ser pausado devido a lesões”. Por isso, no início os treinos de corrida devem ser realizados duas vezes por semana e sem chegar ao limite da exaustão.

Junto com a prática, os treinos de musculação são necessários para promover a qualidade do equilíbrio, força e tônus aos músculos para melhorar a técnica e evitar lesões, além de aumentar também a coordenação dos movimentos e a consciência corporal. “A corrida mexe com o corpo inteiro, por isso a musculação precisa trabalhar o core, que é o abdômen como um todo, os joelhos, os músculos posteriores, glúteos, quadríceps e até os ombros”, explica. Com a experiência da corrida e com os treinos de musculação em dia, o aluno pode ir aumentando a periodicidade quando se tem o objetivo de fazer provas mais longas ou melhorar o tempo.

Os benefícios da corrida para o corpo humano são vários: o aumento da capacidade respiratória, o fortalecimento do músculo cardíaco, a redução de doenças ou dos riscos a doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose – além, é claro, dos benefícios para a mente, como foi o caso da Neiva . E qual o segredo para poder desfrutar de tudo isso? “Treino, dedicação e respeito, com o seu corpo e a sua mente. Todos somos capazes, mas de nada adianta o preparo físico se a gente não acreditar que consegue!”, finaliza Teixeira.

Corridas de rua em Curitiba

A prática de corridas de rua tem crescido muito nos últimos anos na capital paranaense, cerca de 20% ao ano. Pensando nisso, em 2020, a Bodytech Crystal firmou uma parceria com a Global Vita Sports, agência de marketing esportivo que promove as principais provas de corrida em Curitiba e no Paraná.

A partir de agora, a academia estará presente nos eventos da empresa com seus instrutores fazendo o aquecimento pré-prova dos participantes, um benefício da BT Crystal para todos os atletas inscritos nos eventos da Global. Com essa aproximação, a equipe BT Runners também estará presente participando das provas.

O calendário completo da Global Vita pode ser acessado no link.

Deixe um comentário