SELF ESPORTE

XVI Maratona Aquática de Curitiba acontece neste sábado

Após dois anos de adiamentos devido à pandemia, evento acontece em 30 de julho, na UPX Sports

As raias da piscina olímpica da UPX Sports – complexo esportivo da Universidade Positivo – vão ficar agitadas neste sábado, 30 de julho. Cerca de 700 atletas participam da 16.ª edição da Maratona Aquática de Curitiba, principal competição de natação de longa duração da capital paranaense. Depois de dois longos anos de espera, o evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, une prática esportiva e ação social, por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis.

As equipes são compostas de, no mínimo, 12 e, no máximo, 24 atletas e a maratona consiste em um super revezamento de 6 horas de natação ininterruptas. A equipe vencedora será a que nadar a maior quilometragem no final do período. A inscrição foi por meio da arrecadação de 200 kg de alimentos não perecíveis por equipe, que serão encaminhados à Fundação de Ação Social (FAS) para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. 

O evento também conta com a ação voluntária de contrapartida social de atletas, técnicos e entidades beneficiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. A primeira edição da competição aconteceu em 2002, sempre com o objetivo de aliar esporte e ação social e, desde então, reúne clubes de natação, universidades e academias. Para o diretor do Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Prefeitura de Curitiba, Guilherme André da Silva, a parceria com a UPX Sports foi muito importante para que o evento acontecesse. “Encontramos dentro da Universidade Positivo um espaço único em Curitiba, com toda a infraestrutura que uma competição desse porte necessita. Muito mais que uma piscina olímpica aquecida, temos aqui um centro esportivo completo, estacionamento amplo, instalações modernas, seguras e de fácil acesso”, declara.

Já o diretor da UP Experience, Eduardo Faria, destaca que esses eventos são de grande valia para Curitiba e comemora a oportunidade da UPX Sports fazer parte desse projeto. “Como um dos maiores complexos esportivos do Paraná, é extremamente importante recebermos uma competição de grande porte como a Maratona Aquática de Curitiba e, ainda, incentivar a prática esportiva e poder cumprir, mais uma vez, o nosso papel social. ”, destaca.

A prova

Participam da XVI Maratona Aquática de Curitiba: alunos, atletas, paratletas e praticantes de natação maiores de 14 anos. Durante a prova, cada nadador poderá nadar no máximo 30 minutos, alternadamente ou não, respeitando o tempo mínimo de 15 minutos por vez. Há também os participantes “Coringas” da Equipe da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte de Curitiba, que poderão atuar para suas respectivas equipes, desde que também não ultrapassem o limite de 30 minutos de natação. Os nadadores não poderão utilizar prancha, puIlbuoy, palmares e pés-de-pato e cada um deverá apresentar documento oficial com foto (RG, CNH) no balizamento – do contrário, fica impedido de participar das provas.


Serviço

XVI Maratona Aquática de Curitiba

Quando: sábado, 30 de julho

Horário: 13h (solenidade de abertura) 13h30 às 19h30 (competição)

Doações: as doações deverão ocorrer no local destinado no dia do evento.

Onde: piscina da UPX Sports, na Universidade Positivo Campus – Ecoville Ecoville | Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, n. 5300 – Ecoville

Deixe um comentário