Summer adventure
O verão inspira aventuras. Com as altas temperaturas da estação, o que não falta é disposição para manter-se em forma com exercícios mas, principalmente, divertir-se e colecionar diversas histórias e momentos inesquecíveis.
Há, no entanto, alguns esportes que ganham destaque durante o verão. Alguns até viram “febre” durante a temporada. Esportes aquáticos e na areia são os grandes queridinhos para quem deseja exercitar-se no verão. Afinal, bom mesmo é aproveitar cada minuto dos calorosos raios de sol.
Nesta temporada, alguns esportes estão tendo uma grande procura por parte da população. Veja quais são os queridinhos do momento.
Futevôlei
Foi no Rio de Janeiro, em 1960, que nasceu o futevôlei, atividade esportiva que reúne movimentos do futebol e do vôlei. No entanto, a atividade é normalmente praticada na areia. Como um bom carioca, o esporte fez sucesso e chegou aos quatro cantos do Brasil, tornando-se popular, inclusive, nas capitais mais frias, como Curitiba e Porto Alegre.
É tamanha sua popularidade que o futevôlei fez a cabeça até de estrangeiros e ficou famoso em países como Estados Unidos, Europa e Ásia. O esporte traz inúmeros benefícios à saúde e trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, sem contar as boas risadas que proporciona.
Beach Tennis
Criado em 1987, na Itália, o beach tennis mistura tênis profissional, vôlei de praia e badminton. A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro. No entanto, foi nos últimos anos que o esporte ganhou popularidade em outras cidades litorâneas.
Porém, ultimamente, o esporte chamou a atenção de cidades não praianas e, segundo o International Tennis Federation (ITF), o Brasil é a segunda maior força nesse esporte, perdendo apenas para a Itália.
Stand-up Paddle
Vai passar o dia naquela lagoa calma que, aparentemente, não oferece muito entretenimento? Você está completamente enganado se acha que não é possível aventurar-se lá. O stand-up paddle é o esporte perfeito para ser praticado em águas calmas.
Nascido em 1960, no Havaí, o esporte lembra uma maneira antiga de praticar o surfe. A modalidade exige, praticamente, manter o pé na prancha e, com a utilização de um remo, deslocar-se pela água. Haja força e equilíbrio!
Kitesurf
Quer aventura de verão? O kitesurf é a atividade PER-FEI-TA. Equilibrar-se com os pés em uma prancha, deslizando sobre a água enquanto é puxado por uma pipa, não é para qualquer um. A modalidade é uma mistura de windsurf, surfe e wakeboard e foi criada por dois franceses. O kitesurf ficou famoso no Brasil há poucos anos e exige muito equilíbrio – e, claro, coragem.
Windsurf
Das competições olímpicas às férias de verão, o windsurf é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha os equipamentos necessários para viver a aventura. Com grande semelhança com o surfe, um dos objetos utilizados para praticar a atividade é uma prancha. No entanto, nela, é fixada uma vela, cuja altura pode variar de 2 a 5 metros de altura.
*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.