Longe de casa e com o ritmo em dia. Parece um sonho? Mas é possível real oficial ;)
Para quem viaja com frequência, seja a lazer ou a trabalho, manter a rotina de exercícios físicos é um desafio extra. Para não colocar em xeque o condicionamento conquistado, é possível elaborar estratégias que favoreçam a prática de atividades físicas em qualquer lugar.
A personal trainer Rosa Naimara, coordenadora técnica da Maxxyma Assessoria Esportiva e idealizadora do grupo feminino de corrida Um Sonho de Equipe, afirma que duas questões são fundamentais para quem busca continuar ativo: organização e comprometimento. “Atividade física é um comprometimento diário em busca de saúde”, destaca.
A organização envolve desde a seleção do hotel e a infraestrutura oferecida ali ou nas proximidades. O gerente técnico da Cia Athletica Curitiba, Luis Fernando Coimbra, lembra que o ideal é adaptar os exercícios para evitar a descontinuidade. Isso porque uma semana parado já é suficiente para se notar perda na capacidade cardiorrespiratória.
Já o educador físico Leandro Daikiri, professor da Academia Bodytech Curitiba, fala que, se não é possível adequar os treinos de musculação, devido à falta de equipamentos e de orientação, uma das alternativas é focar nos treinos aeróbicos, mais simples e fáceis de fazer. Ou seja, querer treinar é só uma questão de vontade e de ter um espaço a mais na mala para o par de tênis.
Dicas dos especialistas para manter a rotina de exercícios durante a viagem
Escolha um hotel que ofereça estrutura para exercícios. Uma opção é definir a hospedagem a partir da localização – próximo a parques ou áreas onde seja possível praticar corrida de rua em segurança.
Há hotéis que oferecem convênios com academias, o que permite que os hóspedes usufruam dos serviços da academia sem despesas extras
A variedade de aplicativos fitness é enorme, mas grandes redes de academias também têm aplicativos próprios para que o aluno possa executar seu programa em qualquer lugar.
O serviço de aluguel de bicicletas, que já era comum nas cidades da Europa, está conquistando os brasileiros também. Cidades como Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já oferecem o serviço.
Exercícios como flexão de braço, abdominal, elevação de quadril e alguns tipos de agachamentos podem ser realizados dentro do quarto do hotel, usando apenas o peso do próprio corpo.
Nas viagens a passeio, muitos trajetos podem ser feitos a pé. Deixe de lado o táxi, o ônibus ou o metrô e caminhe.
*Matéria publicada originalmente por Danielle Blaskievicz na edição 210 da revista TOPVIEW.