Conheça a taça do Mundial de Clubes 2025: uma joia criada pela Tiffany & Co.
Um troféu que, mais do que uma taça, é uma verdadeira joia. Assim pode ser definida a peça que coroará o campeão da primeira edição da nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cuja final entre Chelsea e PSG acontece neste domingo (13), no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.
Desenvolvido pela FIFA em parceria com a renomada joalheria Tiffany & Co., o troféu é confeccionado em ouro 24 quilates, o chamado “ouro puro” com 99,9% do metal em sua composição, e reúne simbolismos gravados em cada detalhe.
O design multifacetado da taça do Mundial de Clubes 2025 é repleto de referências. Inspirado na Astronomia, o troféu traz elementos como a posição dos astros, antigos instrumentos de navegação e os lendários discos de ouro das naves Voyager, que carregam gravações de sons e imagens da Terra.
No centro do disco está o logotipo com as iniciais CWC (Club World Cup) e gravuras representando o futebol: bola, chuteiras, luvas de goleiro e jogadores em ação. Ainda no centro, a assinatura de Gianni Infantino, presidente da FIFA, marca a importância histórica do torneio.

A estrutura do troféu é inovadora: pode ser compactada como um escudo para facilitar transporte e armazenamento, sendo destravada por uma chave que revela sua forma orbital.
LEIA TAMBÉM: Vitória britânica e estrelas globais: veja os destaques do GP de Silverstone
No verso, o globo terrestre é retratado a partir do norte e se funde com uma bola de futebol, rodeado pelos nomes das 211 federações e seis confederações membros da FIFA. Na borda, estão gravados os nomes de todos os clubes participantes – incluindo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, representantes brasileiros.
Além disso, as datas da fundação da FIFA (21 de maio de 1904) e do pontapé inicial do novo Mundial (15 de junho de 2025) aparecem simbolizadas pelas posições dos planetas.
Outros detalhes reforçam a mensagem de inclusão: o lema “Futebol une o mundo” está inscrito em 13 idiomas, do português ao grego antigo e até em braile. As 17 regras originais do futebol estão gravadas no anel mais central, reforçando o vínculo com a história do esporte. É possível explorar o troféu em 3D no site oficial da FIFA.
Em uma das inscrições, uma mensagem resume o valor simbólico da taça: “Para aqueles que seguram este troféu, a história pertence a vocês! Vocês são testemunhas de um momento no tempo que representa o auge do futebol de clubes, concedido a poucos, mas celebrado por muitos.”
A final que definirá quem levantará essa obra-prima do futebol mundial acontece no domingo (13), às 16h (horário de Brasília).
*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.