SELF ESPORTE

BREATH! 5 trilhas para quem procura tranquilidade no Carnaval

Nós listamos destinos de tirar o fôlego para aqueles que querem curtir a natureza neste feriado

Com o cancelamento do carnaval de rua devido à pandemia, muitas pessoas tem buscado outras opções para aproveitar o feriado. Se você quer fugir da folia, descansar e repor as energias, nós selecionamos cinco destinos para você desacelerar e respirar!

Entre as dicas estão trilhas com visuais incríveis no Paraná: Morro do Anhangava, Morro do Canal e Cânion da Faxina. Caso você seja mais experiente com aventuras, o Capivari Mirim e Caratuva são ótimas opções. Confira! 

Morro do Anhangava

Localizado no município de Quatro Barras, o Morro do Anhangava tem 1.420 metros de altitude e promete lindas paisagens. Considerado um dos principais campos-escola de montanhismo do Paraná, o morro conta com grampos fixados nas rochas, que ajudam a aumentar a segurança.

Do cume, é possível enxergar a baía de Paranaguá e o conjunto Marumbi. Se você quer aproveitar o calor, há uma cachoeira em um dos trechos. Confira as informações do Instituto Água e Terra para os visitantes aqui.

(Foto: AEN)

Morro do Canal

O Morro do Canal é a primeira das trilhas e subidas do Parque Estadual do Marumbi, localizado em Piraquara, e tem dificuldade média. São cerca de 1.360m de altitude e um caminho de cerca de 4 horas entre subida e descida – de caminhada leve-moderada – com escadas e alguns pontos com grampos para facilitar a subida.

O local fica em uma propriedade particular e há cobrança de R$10 por carro. Em contrapartida, há banheiros, estrutura de hospedagem e alimentação. Durante a subida, há ‘janelas’ – espaços na mata que permitem observar a paisagem – e do cume é possível avistar Piraquara, Curitiba, as represas da região e a baía de Antonina. Próximo do topo também há uma gruta.

(Foto: AEN)

Cânion da Faxina

Na divisa entre Campo Largo e Balsa Nova está o Cânion da Faxina. Para chegar ao destino são diversas opções de trilhas – algumas mais simples e outras que contém uma certa dose de montanhismo. O trajeto é considerado moderado e tem uma duração média de 4 horas entre subida e descida.

Com aproximadamente 1.130m de altitude, o cânion fica na ponta leste da Escarpa Devoniana, um patrimônio natural que abriga formações rochosas de mais de 400 milhões de anos, assim como as do Parque Estadual de Vila Velha. A serra possui nascentes e mananciais, além de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a gralha-azul. 

(Foto: Graciosa Terra)

Capivari Mirim

O Morro Capivari Mirim possui 1.552 metros, faz parte de um dos três cumes da Serra do Capivari e está localizada entre os municípios de Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul. A trilha é considerada nível moderada, porém pode ser complicada para quem não possui experiência ou condicionamento físico. Para chegar ao cume, o tempo é de 3h a 4h.

Ao chegar ao cume é possível observar uma linda vista da Serra do Ibitiraquire e suas tão conhecidas montanhas, tais como o Pico Paraná, Caratuva, entre outras. Em grande parte da subida é possível avistar a barragem do Capivari e paisagens ao redor.

(Foto: Ana Wanke)

Caratuva

Parte da Serra do Ibitiraquire, o Caratuva tem um nível de complexidade um pouco maior que as opções anteriores. São 1.860m até o topo, caminhando entre as árvores de um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica. O acesso é feito pela Fazenda Pico Paraná, com custo de R$ 15,00, e a trilha passa pelo acesso ao Morro do Getúlio.

Por ser o segundo pico mais alto do sul do país, a vista do cume é privilegiada, sendo possível avistar os outros picos da mesma serra, pontos do conjunto Marumbi e também espécies de plantas nativas. O tempo estimado para o percurso total é de 8 horas (é preciso estar em boas condições para longas caminhadas)!

(Foto: Graciosa Terra)

Deixe um comentário