SELF ESPORTE

Anjo hi-tech: capacete para ciclistas que pode evitar acidentes

Sabe aquele “quase acidente” que você sofreu quando um motorista de carro não percebeu que você trafegava na mesma via só que de bicicleta? A possibilidade que esses e tantos outros acidentes comuns entre bikes e carros –  tanto no Brasil quanto em países onde a magrela já é meio de transporte consolidado –  pode diminuir nos próximos anos.

É que já foram criados capacetes para ciclistas que detectam acidentes iminentes. Ou seja, antes que eles aconteçam é possível tomar uma atitude na direção e evitá-los. A engenhoca, que não tem nada de bola de cristal, virou realidade e foi apresentada na maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show  (CES) em  Las Vegas, Estados Unidos, em janeiro.

O capacete foi desenvolvido com um sistema batizado de City Safety para avisar um veículo quando ele está muito perto de um ciclista, e também permitir aos ciclistas saberem se estão no ponto cego de um veículo, permitindo que ambos possam tomar medidas para evitar uma colisão.

Funciona com diversos aplicativos de monitoramento de fitness disponíveis em smartphone e rastreia a localização e velocidade de um ciclista. Calcula potenciais trajetórias de ambos bicicleta e carro e avisa quando uma colisão é iminente compartilhando as informações com todos os veículos Volvo próximos ao ciclistas equipados com o capacete City Safety. Como um anjo da guarda hi-tech, o sistema City Safety  também pode assumir o controle de um carro e aplicar os freios se ele ficar muito perto de um ciclista.

Ainda em fase de protótipo, o Capacete City Safety foi desenvolvido pelas gigantes suecas Volvo e Ericsson, junto com a POC, fabricante de equipamentos de proteção para esportes.  Durante a CES Las Vegas, os representantes dessa parceria arriscaram a sugerir que pelo menos metade dos acidentes ocorridos com carros e ciclistas nas estradas atualmente poderia ser evitada com um equipamento como esse.

 

Deixe um comentário