SELF ESPORTE

9 exercícios para fazer ao ar livre

Dias quentes são um estímulo para realizar atividades ao ar livre, certo? Nesse últimos dias de horário de verão – vai até 22 de fevereiro – que tal curtir a estação e aliar o divertimento ao cuidado com a saúde? Também dá para aproveitar os dias do Carnaval – se você não pretende cair na folia.

Então saia do sofá e comece a se exercitar! Opções não faltam e em Curitiba e região temos vários espaços disponíveis. Com exclusividade para a TOP VIEW, o personal trainer Renato Cazula, instrutor da academia Bodytech, dá dicas de exercícios físicos para fazer ao ar livre. É diversão que queima calorias!

 

1- TRILHA

Gasto: 600 a 1000 calorias (1h)

Escolha uma das trilhas da região de Curitiba para uma caminhada. O gasto calórico varia de acordo com o tempo e, principalmente, inclinação do percurso. “Há trilhas que são teoricamente mais rápidas de se chegar ao final, mas que pela dificuldade queimam mais calorias. Convide amigos, namorado (a), família e aproveite a natureza”, sugere Renato. Dica: para trilhas desconhecidas, principalmente em matas fechadas, contrate um guia.

 

2- STAND UP PADDLE

9 exercícios para fazer ao ar livre
O Parque do Passaúna é o point do Stand up Paddle em Curitiba. Foto: Sup Passaúna

Gasto: 500 a 800 calorias (1h)

A moda é remar sobre a prancha e a represa do Passaúna é o ponto de encontro dos praticantes de Stand Up Paddle na cidade. Quem não tem equipamento, pode alugar lá mesmo. “O exercício melhora consideravelmente a postura, aumenta o condicionamento físico e fortalece os músculos, que normalmente são trabalhados com exercícios específicos (chamados músculos internos)”, diz o personal trainer. A única exigência é que você saiba nadar.

 

3- VÔLEI OU FUTEVÔLEI NA AREIA

9 exercícios para fazer ao ar livre
Na areia, o vôlei e o futvôlei queima ainda mais calorias. Foto: Freerangerstock

Gasto: 650 a 850 calorias

Há algumas quadras para praticar vôlei e futevôlei no Parque Barigui. O esporte em si gasta inúmeras calorias. Com o incremento da areia, esse gasto pode aumentar em torno de 50%. Como a superfície da areia não é plana, o “atleta” de fim de tarde terá que se esforçar muito mais para conseguir praticar o esporte.

 

4- TÊNIS OU FRESCOBOL

Gasto: 650 calorias (1h)

Este é um excelente exercício cardiorrespiratório, pois mobiliza uma série de músculos, o que exige bastante fôlego. Se o seu parceiro de esporte for do mesmo nível que você, a atividade pode aumentar consideravelmente: as sequências de jogadas resultam num maior recrutamento dos músculos da coxa, panturrilha, braços e abdômen.

 

5- JOGAR BOLA EM FAMÍLIA

Gasto: 500 calorias (1h)

Nada melhor do que melhorar a relação com os filhos do que praticar algum esporte com eles. Seja vôlei, futebol ou qualquer outra atividade, o jogo em família é uma oportunidade de união. “O gasto calórico pode chegar a níveis altíssimos, visto que, quando estamos nos divertindo, o tempo passa rápido e não notamos o cansaço tão facilmente”, diz Renato. Sem contar que perceber que seus filhos são muito melhores que você em algum esporte é algo desafiante.

 

6- BIKE 

9 exercícios para fazer ao ar livre
Bicicleta é transporte, exercício e prazer.

Gasto: 700 calorias (1h)

Escolha um mapa pela internet, trace uma rota, suba na bike e pedale! Bem acompanhado é ainda melhor. Além da possibilidade de conhecer lugares novos, vai queimar as gordurinhas do corpo todo sem perceber.

 

7- SKATE E PATINS

9 exercícios para fazer ao ar livre
Skate e patins também podem ser diversão em família. Ou não. Foto: Freerangerstock

Gasto: 500 calorias (1h)

Um rolê de skate ou patins nos parques é uma ótima opção. Há lugares específicos na cidade, como a Praça do Gaúcho, para praticar estes esportes. Não esqueça de providenciar os equipamentos básicos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras e capacete.

 

8- PULAR CORDA

Gasto: 500 calorias (30 minutos)

Uma brincadeira de criança que pode ser tornar uma ótima aliada da perda de peso e melhora do condicionamento físico. Sim! “Pular corda é uma atividade espetacular. Trabalha o fôlego e a coordenação motora. As pernas são muito recrutadas nessa atividade e o gasto calórico de 20 minutos pulando corda é o mesmo que uma hora de esteira em ritmo moderado”, compara o professor. Se está sem tempo para correr, compre uma corda, vá até algum parque e volte a ser criança.

 

9- TREINAMENTO FUNCIONAL (foto principal)

Gasto: 900 calorias (1h)

A tendência que chegou para ficar nas academias também está presente nos parques da cidade nesta época do ano. É o treinamento funcional, que usa o peso do próprio corpo para realização dos exercícios. A vantagem é que não precisa carregar material algum e o gasto calórico é elevadíssimo.

 

ATENÇÃO

Independentemente da atividade escolhida, lembre-se sempre de usar roupas leves e que facilitem os movimentos, hidratar o corpo com ingestão de água antes, durante e depois da atividade e aplicar protetor solar.

 

SERVIÇO
Bodytech Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, 731, Batel
segundas a sextas, das 6h às 23h; sábados, das 9h às 18h | domingos, das 9h às 14h
(41) 3222-5674 e 3222-5658

 

Deixe um comentário