5 dicas para praticar corrida nos dias frios
Com a chegada das baixas temperaturas, a prática da corrida pode ser um desafio aos que realizam o exercício, principalmente por ser uma atividade realizada a céu aberto. Mas para aqueles que não dispensam a modalidade, alguns cuidados devem ser tomados.
De acordo com Matheus Henrique Ferraz de Souza, professor do Grupo de Corrida da Companhia Athletica Curitiba, cinco pontos são fundamentais para a prática da corrida no inverno:
1. A vestimenta
Segundo o professor, a escolha certa da vestimenta é importante. Ela deve aquecer o corpo na medida exata, sem excesso ou falta. “As roupas devem ser maleáveis, com tecidos que ajudem na transpiração do corpo; camisetas ou bermudas térmicas específicas para a atividade física são de grande ajuda, pois mantém a temperatura corporal sem elevar demais”, explica.
2. Cuidados com a pele
O vento e ar gelado pode deixar a pele ressecada. “A dica é usar protetor solar facial e labial para manter a saúde da pele. As luvas e toucas também podem e devem ser usadas durante toda a corrida para auxiliar no aquecimento do corpo”, sugere.
3. Aquecimento
Alongamento e aquecimento antes da corrida é sempre imprescindível antes de qualquer atividade física, mas no inverno essa etapa se torna ainda mais necessária. “É importante realizar exercícios que aumentem a frequência cardíaca para haver uma irrigação nos músculos que serão utilizados no exercício”.
4. Beber bastante água
“Nessa época do ano a pele tende a ressecar muito e o corpo humano costuma perder mais líquido; a ingestão de água, principalmente durante atividades de longa duração, ajuda a evitar esses problemas”.
5. Alimentação
A melhor dica é, antes de qualquer prática, procure um nutricionista. No geral, os cuidados são sempre os mesmos, seja no frio ou no calor, ter maior atenção na ingestão de carboidratos e proteínas e também a reposição hídrica durante o exercício.
Benefícios
A corrida pode trazer benefícios, como a melhora do sistema circulatório, aumento da capacidade respiratória, o gasto calórico e o bem-estar do praticante. Além disso, as baixas temperaturas trazem a sensação de bem-estar durante um tempo maior do que em dias mais quentes.
De acordo com Matheus Henrique Ferraz de Souza, no frio o corpo aumenta o gasto calórico para a manutenção da temperatura e correr no inverno ajuda no emagrecimento. “Tudo depende da postura de cada um; o grande segredo para o emagrecimento é alinhar a alimentação com o exercício, cuidando com os horários na ingestão de carboidratos pela noite e evitando longos períodos sem se alimentar” conta.