SELF

Especial Home & Health: Alinhamento sem embaraço

Opções de tratamento para correção estética dos dentes podem ser personalizadas de acordo com a faixa etária

Usar aparelhos ortodônticos é uma forma tradicional e bastante conhecida para corrigir o alinhamento dos dentes e solucionar problemas graves, como dores nas articulações da mandíbula. Para quem está na idade adulta ou na terceira idade, porém, esse tipo de intervenção pode causar estranhamento e até repulsa. Por isso, a ortodontia tem, hoje, outros tipos de tratamentos muito menos aparentes para conquistar uma estética dental perfeita em qualquer idade.

Desde falhas menores de mordida até questões mais críticas podem ser corrigidas com opções como as placas ortodônticas. De acordo com o especialista em ortodontia e ortopedia facial Laydir de la Torre, esse tipo de tratamento é a solução não apenas para o incômodo com a estética bucal mas também para problemas de saúde. “Muitas vezes, os idosos apresentam reclamações como dor na articulação, retração e sensibilidade na hora de consumir alimentos ou líquidos gelados, por exemplo, que são todos consequência de dentes que não estão nos lugares corretos”, esclarece.

Até pouco tempo atrás, muitos adultos fugiam dos procedimentos propostos por ortodontistas, devido à necessidade de utilizar recursos como os famigerados brackets, que são os aparelhos fixos mais difundidos. “Na adolescência, costuma ser mais comum, mas os adultos não se veem usando esse tipo de aparelho”, destaca Laydir.

Mas, atualmente, as possibilidades são muito mais discretas. O ortodontista lembra que as novas tecnologias disponíveis são capazes, inclusive, de oferecer uma prévia dos resultados que podem ser alcançados. “É possível demonstrar, com a ajuda de um software, o que a placa ortodôntica pode fazer em cada caso. Além disso, o paciente começa a compreender que, muitas vezes, problemas como a hipersensibilidade podem ser solucionados com o uso desses recursos.”

O ganho, nesses casos, é uma via de mão dupla: o tratamento melhora a qualidade de vida e também tem um impacto significativo na autoestima do paciente. “Os depoimentos são surpreendentes. As pessoas têm o desejo de se sentir melhor, mas não achavam que isso era possível. Quando veem os efeitos desses métodos, ficam encantadas. É muito gratificante acompanhar essa evolução.”

Laydir de la Torre

(Foto: Divulgação)

Especialidade: Cirurgião-dentista especialista em ortodontia e ortopedia facial
CRO: 11441

*Caderno especial publicado na edição #249 da revista TOPVIEW e apresentado pela Construtora Laguna.

Deixe um comentário